DESIGUALDADE SALARIAL DE GÊNERO E RAÇA NO MERCADO DE TRABALHO BAIANO

UMA ANÁLISE A PARTIR DO OLHAR DA ECONOMIA FEMINISTA

Visualizações: 0

Autores

Palavras-chave:

Desigualdade Salarial, Mercado de Trabalho, Economia Feminista, Gênero, Raça

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo a investigação das desigualdades nos rendimentos do mercado de trabalho formal dos grupos homens brancos, mulheres brancas, homens negros e mulheres negras na Bahia, conforme a perspectiva da Economia Feminista. A fim de verificar as assimetrias de rendimentos do trabalho entre esses grupos, essa investigação implica, especificamente, na análise dos pressupostos que fundamentam a compreensão sobre as desigualdades salariais na perspectiva economia feminista. A metodologia adotada é do tipo exploratória, de caráter bibliográfico e abordagem quantitativa e qualitativa, pois utiliza-se como estratégia empírica a regressão de uma equação Minceriana de determinação de salários a partir dos microdados extraídos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) para o ano de 2022, a fim de se verificar a hipótese da existência de uma diferença salarial positiva em favor dos homens e de indivíduos brancos, e que discriminação conjunta de raça e gênero produz prejuízos significativos aos grupos discriminados. Os resultados apontam para diferenciais salariais entre os grupos ligados às características natas como gênero e raça e, diante deste cenário, sugere-se que as teorizações da Economia Feminista se revelam atuais e fecundas para explicar e interpretar fenômenos que interseccionam as relações de poder.

Biografia do Autor

Gesiele Nadine de Moura Barbosa, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduada na Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS.

Referências

ALMEIDA, S. Racismo estrutural. São Paulo: Jandaíra, 2019.

ALMEIDA, W.S.; BESARRIA, C. N. Desigualdades salariais: uma análise sobre o segmento formal e informal do mercado de trabalho baiano. In: CONGRESS OF THE BRAZILIAN REGIONAL SCIENCE ASSOCIATION, 12., 2014, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ENABER, 2014.

CASSINI, M.V. Discriminação Salarial entre Gêneros e Raças: uma análise por faixas etárias no Brasil, 2015. Dissertação (Mestrado)- Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, São Paulo, 2015.

CIRINO, J. F.; LIMA, J. E. Determinantes da participação feminina no mercado de trabalho: uma comparação entre os sexos e entre os mercados das regiões metropolitanas de Belo Horizonte e Salvador. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 42, n. 1, p. 165-182, 2011.

FERNANDES, Reynaldo. Desigualdade Salarial: Aspectos Teóricos. In: CORSEUIL, Carlos Henrique (Ed.). Estrutura Salarial: aspectos conceituais e novos resultados para o Brasil. Rio de Janeiro: IPEA, 2002.

FERNANDEZ, B. P. M. (2019). “Teto de vidro, piso pegajoso e desigualdade de gênero no mercado de trabalho brasileiro à luz da economia feminista: por que as iniquidades persistem?”. Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais, (26), 79-104

FERREIRA, F. H. G. Os determinantes da desigualdade de renda no Brasil: luta de classes ou heterogeneidade educacional. In: HENRIQUES, Ricardo (Org.) Desigualdade e pobreza no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA, 2000.

FIRMINO, W. V. S. DIFERENÇA SALARIAL DA MULHER NEGRA NO BRASIL:UMA ANÁLISE PARA O ANO 2020. 2021. Monografia (Graduação)- Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, 2021.

FONSECA, E. S.; JORGE, M. A. A DISCRIMINAÇÃO DA MULHER NEGRA NO MERCADO DE TRABALHO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO RENDIMENTONO TRABALHO DE BAHIA VERSUS BRASIL, NOS ANOS DE 2001 E 2015. Revista Planejamento e Políticas públicas, n. 60, out.- dez. 2021.

GONZALEZ, L. Por um feminismo afro-latino-americano. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

KERGOAT, Danièle. Divisão sexual o trabalho e relações sociais o sexo. In : HIRATA, Helena (Org.) ; LABORIE, Françoise (Org.). LE DOARÉ, Helène (Org.) SENOTIER, Danièle (Org.) Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: Unesp, 2009. p.67-75.

LAMERIÃO, A.P. Seminário Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais, I, 2011, Vitória. Mercado de Trabalho, Desigualdade Social e de gênero.Vitória: UFES, 2011, v.1, n.1.

LEONE, E.T.; TEIXEIRA, M. O. As mulheres no mercado de trabalho e na organização sindical. CESIT Carta Social e do Trabalho, n. 21– jan./mar. 2013

MADALOZZO, R.; MARTINS, S.; LICO, M. R.; Segregação ocupacional e hiato salarial entre os gêneros. São Paulo: Insper Working Paper, n°357, 2015.

MINCATO, R; FILHO, A. A. D; SOARES, L.M.P.C. Desigualdades de gênero: disparidade salarial e segregação ocupacional. In: XII Encontro sobre os aspectos econômicos e sociais da região nordeste do RS, 7-8 / 10 / 2013, Caxias do Sul, RS.

MUNANGA, K. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Programa de educação sobre o negro na sociedade brasileira. Tradução. Niterói: EDUFF, 2004.

OLIVEIRA, M.; VIEIRA, C; BAETA, F.; Mulheres no mercado de trabalho brasileiro: uma análise das segregações e discriminações a partir da economia feminista. Texto para Discussão 018, IE-UFRJ. 2021.

RAMOS, L.; VIEIRA, M.L. Desigualdades de rendimentos no Brasil nas décadas de 80 e 90: Evolução e principais determinantes. Texto para Discussão, nº 803, Rio de Janeiro. IPEA, 2001.

SARDENBERG, C. M. B; O TRABALHO FEMININO NO BRASIL: DESIGUALDADES DE GÊNERO E CONTRASTES REGIONAIS. In C. M. B. Sardenberg (Org.). A face feminina do complexo metalmecânico: mulheres metalúrgicas no norte e nordeste (pp. 27-50). Salvador: NEIM/UFBA:REDOR:CNM/CUT, 2004.

SANTOS, V. F. S. dos. Escolaridade e rendimento do trabalho dos indivíduos: uma análise da Região Metropolitana de Salvador. 75 f. Dissertação (Mestrado)– Faculdade de Economia, Universidade Federal da Bahia, 2014.

SOUZA, S. de C. I. et al. DIFERENÇAS SALARIAIS POR GÊNERO E COR E O IMPACTO DA DISCRIMINAÇÃO ECONÔMICA. Revista brasileira de Estudos Regionais (RBERU), v.09, pp.32-49, 2015.

TEIXEIRA, M. O. Desigualdades salariais entre homens e mulheres a partir de uma abordagem de economistas feministas. Revista Gênero, v.9, n.1, p.31-45, 2008.

TEIXEIRA, M. O. AVANÇOS E CONTINUIDADES PARA MULHERES NO MUNDO DO TRABALHO (2004-2014). Revista da ABET, v. 15, n. 1, p. 127-137, jan./jun. 2016.

TEIXEIRA, M. O. A economia feminista e a crítica ao paradigma econômico predominante. Temáticas, Campinas, SP, v. 26, n. 52, p. 135–166, 2018.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Barbosa, G. N. de M. (2024). DESIGUALDADE SALARIAL DE GÊNERO E RAÇA NO MERCADO DE TRABALHO BAIANO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO OLHAR DA ECONOMIA FEMINISTA. ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 3(1), 01–20. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/1811

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.