RAÇA, AMBIENTE E EDUCAÇÃO

UMA ENCRUZILHADA (IM)POSSÍVEL?

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Palavras-chave:

Educação Ambiental, Relações Étnico-raciais, Racismo Ambiental, Meio Ambiente, Política Ambiental

Resumo

A discussão central deste artigo se ampara no trabalho dissertativo de conclusão de mestrado em educação intitulado “Outros quartos e outros despejos: uma colchagrafia de narrativas acerca do racismo ambiental a partir do sujeito-escola”, o qual fez uso da cartografia, inspirada nos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guatarri, e assim de recursos metodológicos como a pesquisa-intervenção, a observação participante e a conversação. Os resultados da pesquisa possibilitaram encruzar os conceitos de raça, ambiente e educação a partir na potencialização de novos sentidos ao fazer ambiental e ao fazer para pensar as relações étnico-raciais, produzindo desta forma diálogos e rizomas entre eles e possibilitando refletir sobre a relação intrínseca e necessária em diferentes campos de produção, sobretudo no ensino escolar e na promoção da justiça social e climática a partir da construção do conceito de racismo ambiental.

Biografia do Autor

Iago Gomes da Silva, Colégio Estadual do Campo em Tempo Integral Genivaldo de Almeida Brandão

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Graduado em Letras pela mesma e Professor da rede pública estadual da Bahia no Colégio Estadual do Campo em Tempo Integral Genivaldo de Almeida Brandão.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Silva, I. G. da. (2024). RAÇA, AMBIENTE E EDUCAÇÃO: UMA ENCRUZILHADA (IM)POSSÍVEL?. ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 3(1), 01–14. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/1794

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