RAÇA, AMBIENTE E EDUCAÇÃO
UMA ENCRUZILHADA (IM)POSSÍVEL?
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Educação Ambiental, Relações Étnico-raciais, Racismo Ambiental, Meio Ambiente, Política AmbientalResumo
A discussão central deste artigo se ampara no trabalho dissertativo de conclusão de mestrado em educação intitulado “Outros quartos e outros despejos: uma colchagrafia de narrativas acerca do racismo ambiental a partir do sujeito-escola”, o qual fez uso da cartografia, inspirada nos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guatarri, e assim de recursos metodológicos como a pesquisa-intervenção, a observação participante e a conversação. Os resultados da pesquisa possibilitaram encruzar os conceitos de raça, ambiente e educação a partir na potencialização de novos sentidos ao fazer ambiental e ao fazer para pensar as relações étnico-raciais, produzindo desta forma diálogos e rizomas entre eles e possibilitando refletir sobre a relação intrínseca e necessária em diferentes campos de produção, sobretudo no ensino escolar e na promoção da justiça social e climática a partir da construção do conceito de racismo ambiental.
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