POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA, NOS ANOS INICIAIS, DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Autores

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, História, Geografia

Resumo

: O referido artigo instiga um tema atual. Dialoga com as demandas reais de políticas educacionais. Nas quais pontuam elementos necessários para que discentes possam ter um entendimento de acontecimentos históricos e geográficos da concepção municipal. Apresenta o recorte espacial São Borja/RS-BR. Cidade Gêmea com Santo Tomé-AR. Pontua como objetivo geral: Fomentar a seriedade do contexto histórico e geográfico são-borjense para proporcionar aprendizagem significativa sobre períodos históricos, geográficos, paisagens do local, de onde vivem. Os objetivos específicos são: Instigar a formação da municipalidade a partir de documentos oficiais e mapas. Comparar os fatos históricos e geográficos de período passado, com os da atualidade. Incentivar educandos para que possam ser críticos com a realidade na qual estão inseridos.  A metodologia apresenta uma revisão de literatura embasadas na pesquisa bibliográfica, exploratória e documental.  Dialoga sobre um problema público: Como os aprendizes podem aprender a História e a Geografia com escassez de Material Didático, contemporâneo, de acordo com sua faixa etária? Justifica-se devido a necessidade de que muitos estudantes não conhecem a história da origem da municipalidade. Assim, neste pretende-se propiciar uma compreensão da historicidade humana. E da herança ancestral deixada à posteridade. A qual deve ser valorizada.

Biografia do Autor

Eva Terezinha Ferreira Jornada, Universidade Federal do Pampa

Mestra em Políticas Públicas pela UNIPAMPA. 

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Jornada, E. T. F. (2024). POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA, NOS ANOS INICIAIS, DO ENSINO FUNDAMENTAL. ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 3(1), 01–21. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/1749

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