ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA SOB A ÓTICA DA CULTURA DE PAZ
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Adolescente, Serviços de Saúde Escolar, Avaliação em Saúde, Violência, EnfermagemResumo
A violência é uma problemática relacionada à saúde pública que afeta a população jovem no país. A escola possui um ambiente propício para a implementação de ações voltadas à promoção e proteção da saúde dos adolescentes (RUMOR et al., 2022). Para tanto, parte-se do pressuposto de que é essencial capacitar a gestão para o planejamento e execução de políticas públicas intersetoriais eficazes. sendo assim, o Programa Saúde na Escola (PSE), enquanto relevante política pública, apresenta-se como uma estratégia capaz de viabilizar a implementação de atividades direcionadas a jovens e adolescentes no contexto escolar (SILVA et al., 2015). OBJETIVO: Avaliar a implantação do programa saúde na escola (PSE) na perspectiva da promoção da cultura de paz, a partir dos discursos dos atores envolvidos. MÉTODO: A pesquisa é resultado de uma tese de doutorado e o estudo foi de abordagem qualitativa. Participaram profissionais da saúde, educação e controle social envolvidos na implantação do PSE no município de Recife-PE. Para os dados qualitativos, foi realizada a análise de conteúdo na perspectiva da hermenêutica-dialética, partindo dos parâmetros da interpretação de sentidos proposta por Minayo (2010). RESULTADOS E DISCUSSÃO: O grau de implantação do PSE foi satisfatório. Nos discursos foram identificadas oito categorias de análise desde a percepção de como ocorreu o processo de implantação do PSE, a articulação das unidades de saúde e educação nas ações do PSE, como também a educação permanente dos profissionais envolvidos para a promoção da cultura de paz. Foram evidenciadas na implantação, situações que concorreram para o descompromisso e pouco envolvimento dos profissionais da educação e da saúde envolvidos na execução das atividades propostas, como desconhecimento sobre o processo de implantação do PSE e verticalização na condução das ações a serem desenvolvidas no PSE. Estudo de Baggio (2018) realizado com enfermeiros de Cascavel no Paraná, também constatou que o processo de implantação ocorreu de modo acelerado, sem assegurar a formação permanente dos profissionais para atuarem no programa. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Apesar da avaliação satisfatória do PSE, foram evidenciados entraves, que necessitam serem apreciados pelos gestores, para melhoria da estrutura e dos processos para a garantia da promoção à saúde universal, integral e equânime da comunidade escolar.
Referências
Rumor PCF, Heidemann ITSB, Souza JB de, Manfrini GC, Souza JM de. Programa Saúde na Escola: potencialidades e limites da articulação intersetorial para promoção da saúde infantil. Saúde debate [Internet]. 2022 Nov;46(spe3):116–28.
SILVA, A.R.S; MONTEIRO, E.M.L.M; LIMA, L.S.; CAVALCANTI, A.M.T.S.; BRANDÃO NETO, W.; AQUINO, J.M. Políticas públicas en la promoción a la salud del adolescente escolar: concepción de los gestores. Enfermeria Global, v. 14, n. 37, 2015.
MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
BAGGIO, M.A. et al; BERRES, R.; GREGOLIN, B.P.S.; AIKES, S. Implantação do Programa Saúde na Escola em Cascavel, Paraná: relato de enfermeiros Rev Bras Enferm, v. 71, n. supl. 4, pp. 1631-8, 2018.