POLÍTICAS, PRÁTICAS DOCENTES E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PAU DOS FERROS/RN
Visualizações: 24Palavras-chave:
Políticas, Práticas Docentes, Educação, Educação Do/No Campo, Direitos HumanosResumo
Este trabalho propôs-se a discutir e apresentar os resultados de uma pesquisa que objetivou mapear e analisar as Políticas, práticas docentes e de avaliação para/na Educação Infantil do campo no município de Pau dos Ferros/RN. Considerando que a Política Nacional para a Educação Infantil pelos direitos da criança de 0 a 6 anos à educação traz avanços com relação às concepções de infâncias de crianças, reconhecendo esses sujeitos como seres históricos e culturais e, que estes avanços são frutos da luta pelos direitos das crianças, indagamos: como/se as políticas nacionais para a Educação Infantil se efetivam em creches e pré-escolas campesinas? Partimos do pressuposto de que as políticas nacionais dirigidas a estes sujeitos têm rebatimentos nas políticas locais e nas práticas docentes e de avaliação. Os resultados apontaram que a educação infantil do campo desenvolve-se ainda em uma perspectiva urbanocêntrica e com poucos rebatimentos das políticas nacionais.
Referências
BARBOSA, Maria Carmem Silveira.; OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. Por que uma BNCC na educação infantil. Pátio Educação Infantil, ano 16, Nº 55, abr./jun., 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.
BAZÍLIO, Luiz Cavalieri.; KRAMER, Sonia. Infância, Educação e Direitos Humanos. São Paulo: Cortez, 2011.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Brasília, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Infantil e Fundamental. Política Nacional de Educação Infantil: pelos direitos das crianças de 0 a 6 anos à educação. Brasília, DF, 2004.
PASUCH, Jaqueline; SANTOS, Tânia Mara Dornellas dos: A importância da Educação Infantil na constituição da identidade das crianças como sujeitos do campo. In: BARBOSA, Maria Carmem Silveira (et al.). Oferta e demanda de educação infantil no campo. Porto Alegre: Evangraf, 2012.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Projeto Político Pedagógico para a Educação Infantil, Pau dos Ferros/RN. 2024.
OLIVEIRA, Maria Roberta de Alencar. Os lugares e os sentidos da educação do campo nos currículos dos cursos de pedagogia da UFPB/campus I. Dissertação de Mestrado. PPGE, CE, UFPB, 2015.
VALA, Jorge. Análise de Conteúdo. In: SILVA, Augusto Santos; PINTO, José Madureira (Orgs.). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Edições Afrontamento, 2003.