POLÍTICAS, PRÁTICAS DOCENTES E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PAU DOS FERROS/RN

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Autores

Palavras-chave:

Políticas, Práticas Docentes, Educação, Educação Do/No Campo, Direitos Humanos

Resumo

Este trabalho propôs-se a discutir e apresentar os resultados de uma pesquisa que objetivou mapear e analisar as Políticas, práticas docentes e de avaliação para/na Educação Infantil do campo no município de Pau dos Ferros/RN. Considerando que a Política Nacional para a Educação Infantil pelos direitos da criança de 0 a 6 anos à educação traz avanços com relação às concepções de infâncias de crianças, reconhecendo esses sujeitos como seres históricos e culturais e, que estes avanços são frutos da luta pelos direitos das crianças, indagamos: como/se as políticas nacionais para a Educação Infantil se efetivam em creches e pré-escolas campesinas? Partimos do pressuposto de que as políticas nacionais dirigidas a estes sujeitos têm rebatimentos nas políticas locais e nas práticas docentes e de avaliação. Os resultados apontaram que a educação infantil do campo desenvolve-se ainda em uma perspectiva urbanocêntrica e com poucos rebatimentos das políticas nacionais.

Biografia do Autor

Alysson Victor Rocha Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Aluno do curso de Pedagogia do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, bolsista PIBIC. 

André Felipe Gomes Marcelino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Aluno do curso de Pedagogia do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Voluntário PIBIC. 

Maria Roberta de Alencar Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta do curso de Pedagogia do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Professora permanente do PPGE/CAPF/UERN e do PROFEI/UERN, Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (NUPEC), CE/PPGE/UFPB e do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd)/DE/CAPF/UERN. 

Referências

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Silva, A. V. R., Marcelino, A. F. G., & Oliveira, M. R. de A. (2024). POLÍTICAS, PRÁTICAS DOCENTES E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PAU DOS FERROS/RN. ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 3(1), 01–06. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/1727

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