ATUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA NO ASSOCIATIVISMO E DESENVOLVIMENTO RURAL EM CAREIRO/AM
Visualizações: 10Palavras-chave:
Departamento de Organização Comunitária (DOC), Associativismo RuralResumo
Este trabalho tem como objetivo relatar a importância do Departamento de Organização Comunitária (DOC) no fortalecimento das associações rurais e no desenvolvimento sustentável de comunidades remotas e com infraestrutura básica limitada. A pesquisa, de natureza aplicada, utilizou revisão bibliográfica e estudo de caso, com fins descritivos e exploratória. Destaca-se a evolução do DOC, que se transformou em um órgão mediador entre o poder público e as comunidades, oferecendo suporte técnico, jurídico e financeiro para capacitar as associações. Essa transformação permitiu maior eficiência na execução dos serviços públicos, beneficiando diretamente as comunidades. A transdisciplinaridade e a integração com outros órgãos municipais, como a Secretaria Municipal de Produção Rural e Agricultura Familiar, são cruciais para promover práticas sustentáveis e preservar o meio ambiente. O DOC mobiliza recursos financeiros e facilita o acesso das associações a editais de financiamento públicos e privados, além de incentivar a participação em programas de aquisição de produtos da agricultura familiar. O trabalho também aponta a replicabilidade do modelo do DOC em outras regiões, ressaltando a importância da capacitação, parcerias estratégicas, assessoria jurídica e adaptação às necessidades locais. O DOC contribui para o desenvolvimento rural sustentável, inclusivo e equitativo, alinhado aos princípios da Agenda ODS
Referências
BIBLIOTECA VIRTUAL DO AMAZONAS. Municípios. 2012. Disponível em: www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/municípios. Acesso em: 06 de setembro 2024.
IBGE. Careiro: Panorama. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/careiro/panorama. Acesso em: 01 de setembro 2024.
LEONELLO, J. C. O associativismo como alternativa de desenvolvimento na dinâmica da economia solidária. 2010. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Faculdade de História, Direito e Serviço Social, Universidade Estadual Paulista, Franca, 2010.
PEREIRA, Adriana Soares; SHITSUKA, Dorlivete Moreira; PARREIRA, Fabio José; SHITSUKA, Ricardo. Metodologia da pesquisa científica. Recurso eletrônico: e-book, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018. Disponível em: https://www.ufsm.br. Acesso em: 11 de setembro 2024.
SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.
SACHS, Ignacy. Desenvolvimento sustentável no Brasil: uma perspectiva ecológica. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
CAREIRO, Município de. Lei Municipal nº 590, de 2014. Institui o Departamento de Organização Comunitária (DOC) e dá outras providências. Disponível em: https://www.diariomunicipal.com.br/aam/materia/FD8A53AA/0ccf17f40d33d9c21aa9e929a5c43bca0ccf17f40d33d9c21aa9e929a5c43bca. Acesso em: 18 de outubro de 2024.
ACERVO FÍSICO DO DOC. Setor da Secretaria Municipal de Produção Rural e Agricultura Familiar da Prefeitura Municipal de Careiro. Informações obtidas em: 17 setembro 2024.