ENTRE O CONTROLE E O GARANTISMO
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE '1984' E O DIREITO PROCESSUAL PENAL BRASILEIRO
Visualizações: 19Palavras-chave:
Políticas Públicas, Direitos Humanos, Controle Estatal, 1984Resumo
Este artigo investiga as interseções entre políticas públicas, direitos humanos e o controle estatal, utilizando como base a obra “1984” de George Orwell. A análise vai além da narrativa distópica, traçando paralelos com o sistema de Direito Processual Penal brasileiro para discutir as ameaças às liberdades fundamentais em contextos autoritários. Por meio de uma abordagem crítica, o texto examina práticas de vigilância e manipulação da informação apresentadas no romance, relacionando-as com desafios contemporâneos do garantismo no Brasil. A pesquisa destaca a relevância de políticas públicas comprometidas com a proteção da dignidade humana, a privacidade e a democracia, contrapondo-se ao autoritarismo e reforçando a necessidade de um sistema de justiça penal baseado nos princípios constitucionais. Além disso, o estudo aborda temas como o uso de tecnologias de vigilância, a proteção de denunciantes e vítimas, e a importância da transparência nas políticas públicas, refletindo sobre como essas questões se relacionam com as tensões entre segurança e direitos individuais no contexto atual.
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm. Acesso em: 28 Out. 2024.
BRASIL. Lei nº 9.807, de 13 de julho de 1999. Estabelece normas para a organização e a manutenção de programas especiais de proteção a vítimas e a testemunhas ameaçadas, Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9807.htm. Acesso em: 28 Out. 2024.
BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Portaria nº 648, de 28 de maio de 2024. Estabelece diretrizes sobre o uso de câmeras corporais pelos órgãos de segurança pública. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2024.
HESSE, Konrad. A força normativa da Constituição. Tradução Gilmar Ferreira de Mendes. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1991.
SILVA JÚNIOR, Walter Nunes da. Os princípios da presunção de inocência e do devido processo legal no Direito Processual Criminal. Natal: OWL, 2023.
ORWELL, George. 1984. São Paulo: IBEP, 2003.
ZAMOFF, Mitchell. Assessing the Impact of Police Body Camera Evidence on the Litigation of Excessive Force Cases. Georgia: Georgia Law Review, 2020.