O ACERVO DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL NEGRA EM BIBLIOTECAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO RN CENTRAL

Visualizações: 134

Autores

  • Maria Claudia Bezerra Trindade UFERSA
  • Adriene de Souza Araújo UFERSA
  • Maria Larissa Rodrigues da Silva UFERSA
  • Ana Maria Pereira Aires UFERSA

Palavras-chave:

Bibliotecas Escolares, Literatura Infanto-Juvenil Negra, Educação Étnico Racial

Resumo

Esse trabalho apresenta os resultados iniciais da pesquisa intitulada "Da possibilidade da  criança negra se ver representada: um estudo sobre as bibliotecas e os empréstimos de livros de  literatura infanto-juvenil negra em escolas do RN central”. A fundamentação tem base nas  premissas teóricas dos estudos decoloniais e interculturais (FANON, 2008; MIGNOLO, 2007;  QUIJANO, 2005; WALSH, 2009) e dos estudos críticos emancipatórios (FREIRE, 2000;  SANTOS, 2007). Argumenta-se em favor da ruptura com a herança filosófica-científica -epistemológica da modernidade, nesse sentido, caminha-se pelo emergente pensamento latino americano, africano e afro diaspórico, radicalmente comprometido com um projeto  epistemológico, ético, político e social construído a partir de uma historicidade raiz. Para a  inteligibilidade dos dados, utilizou-se da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados  demonstraram os estudos iniciais, cujo propósito é compreender a perspectiva, a qual repudia  qualquer forma de hierarquia epistêmica, sobretudo, a construída pela racionalidade ocidental.  As bibliotecas escolares visitadas possuem um acervo de literatura infanto-juvenil negra muito  ínfimo, na relação com a tradição hegemônica, a qual respalda valores e territórios  historicamente branco.

Biografia do Autor

Maria Claudia Bezerra Trindade, UFERSA

Estudante do curso de Pedagogia, UFERSA/Angicos.

Adriene de Souza Araújo, UFERSA

Estudante do curso de Pedagogia, UFERSA/Angicos

Maria Larissa Rodrigues da Silva, UFERSA

Estudante do curso de Pedagogia, UFERSA/Angicos

Ana Maria Pereira Aires, UFERSA

Doutora em Educação, Docente da UFERSA/Angicos

Downloads

Publicado

2023-09-08

Como Citar

Trindade, M. C. B., Araújo, A. de S., Silva, M. L. R. da, & Aires, A. M. P. (2023). O ACERVO DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL NEGRA EM BIBLIOTECAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO RN CENTRAL. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 24–32. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/855

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.