MULHERES PROFESSORAS NA BAHIA
REPRESENTAÇÕES, PROFISSIONALIZAÇÃO E PARTICIPAÇÕES FEMININAS NOS JORNAIS BAIANOS (1905-1930)
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História da Educação, História das Mulheres, Magistério, Representação FemininaResumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar os espaços, as redes e os lugares de sociabilidade ocupados por mulheres professoras baianas na Primeira República, visando refletir sobre a participação social feminina no debate público. É de reconhecimento da historiografia da educação que o contexto em questão fez emergir uma ideia de “reconstrução” da nação sob o viés republicano, deste modo, as professoras primárias, em sua maioria mulheres, cumpriu um papel fundamental neste processo (MULLER, 1990). Trata-se de uma pesquisa documental de caráter exploratório, que tem na imprensa o suporte principal de investigação. Para tanto, analisou-se impressos onde foi possível perceber a presença da participação feminina, a exemplo das revistas a, BAHIA ILUSTRADA, como também, jornais baianos do período, localizados na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Até o momento do desenvolvimento dessa pesquisa foram consultados cinco periódicos onde, houve a seleção e análise dessas notícias que referenciava a temática. A análise pautou-se nos referenciais teóricos que debatem sobre a História das Mulheres (PERROT, 2018, 2019), que abordam trajetórias femininas no magistério (MUNHOZ, 2018); que tratam da importância da imprensa na História da Educação (BARBOSA, 2010), e também os estudos de Rizzini e Schueler (2018) que vão enfatizar as lutas e resistências das mulheres no final do século XIX e início do século XX. As pesquisas que remetem à História das Mulheres têm tido destaque considerável na História da Educação, neste sentido, este trabalho insere-se neste movimento, o que permite entender as trajetórias femininas a partir da ocupação dos espaços públicos.