DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

A EFETIVIDADE DESSA POLÍTICA PÚBLICA NO CARIRI

Visualizações: 65

Autores

  • Wagner Pires da Silva Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Expansão da Educação Superior; Políticas Públicas; Mercantilização; Semiárido.

Resumo

O início do século XXI foi marcado por uma política de expansão da Educação Superior, que comtemplou uma série de regiões brasileiras, dentre as quais o Cariri Cearense. Baseada em um modelo em que os modelos privado e público se complementariam. No entanto, a maior parte das vagas acabou sendo ofertada pelas Instituições privadas, com farto financiamento público, principalmente em faculdades que ofertavam cursos de baixo investimento, onde a pesquisa e a extensão eram realizadas de forma reduzida, quando realizada. A ascensão de políticas de viés neoliberal levou a diminuição dos investimentos públicos, com a consequente pressão para que o financiamento da Educação Superior possa ser realizado majoritariamente por meios privados. Boa parte das políticas neoliberais para a Educação Superior se baseia na mercantilização das instituições, com o alinhamento destas às demandas do mercado em detrimento dos anseios da sociedade. O estudo busca apresentar as diferentes formas de atuação das instituições públicas e privadas de Educação Superior, refletindo sobre a efetividade da política pública e sua relação para o desenvolvimento sustentável do Semiárido, onde está inserido o Cariri. A pesquisa, exploratória e bibliográfica utilizando uma abordagem qualitativa, aponta que as instituições públicas do Cariri contribuem de forma mais efetiva para o desenvolvimento da região, mesmo com número de vagas ofertadas menor do que a rede privada.  

Downloads

Publicado

2023-03-08

Como Citar

Pires da Silva, W. . (2023). DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A EFETIVIDADE DESSA POLÍTICA PÚBLICA NO CARIRI . ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 1(1), 54–54. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/485