AUDIOGRAFIAS HISTÓRICAS E ENSINO DE HISTÓRIA

A EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DOM VELLOSO DE OURO PRETO

Visualizações: 5

Autores

  • Luiz Otávio Correa Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

História, Ensino de História, Audiografia, Consciência, Rádio

Resumo

Este texto apresenta os primeiros resultados da pesquisa que se está realizando na escola Dom Velloso de Ouro Preto sobre a produção de arquivos sonoros chamados de Audiografias. Estes são arquivos sonoros produzidos pelos alunos, na mediação com o professor. Pretendem ser ferramentas para o desenvolvimento de concepções críticas e desenvolver a consciência da História. A sala de aula é o espaço de produção das Audiografias, ao se contrapor à lógica mercantil da produção de arquivos sonoros. Pensadas enquanto práticas comunicativas alternativas, expressam processos coletivos e participativos, são instrumentos de aprendizagem distribuídos através de redes de comunicação. A produção audiográfica potencializa o processo de comunicação entre professores e alunos, e, portanto, possibilita a transmissão do conhecimento científico, utilizando alguns aspectos da linguagem do rádio, sem se confundir inteiramente com a linguagem desse meio, nem com sua vinculação com a indústria cultural.

Biografia do Autor

Luiz Otávio Correa, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorando pela Universidade UFOP.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Correa, L. O. (2024). AUDIOGRAFIAS HISTÓRICAS E ENSINO DE HISTÓRIA: A EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DOM VELLOSO DE OURO PRETO. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 4(1), 01–02. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1786

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.