REPRESENTAÇÕES SOBRE A CRIAÇÃO DA FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE PONTA GROSSA

DISPUTAS ENTRE OS JORNAIS “DIÁRIO DOS CAMPOS” E “O DIA” (PR)

Visualizações: 7

Autores

  • Isabele Fogaça de Almeida Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Comissão de criação da FEFCL-PG, Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa, Jornal Diário dos Campos, Jornal O Dia (PR)

Resumo

Este artigo busca discutir as representações da criação da primeira instituição de ensino superior do interior do Paraná, a Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Ponta Grossa (FEFCL-PG), a partir dos discursos veiculados nos jornais Diário dos Campos e O Dia (PR); entre os anos de 1948 e 1950, ou seja, do ano em que foi criada uma comissão de indivíduos para projetar a fundação da FEFCL-PG, até a oficialização da instituição que aconteceu em 1º de junho de 1950, pelo Decreto Federal nº 28.169. Vale ressaltar que os jornais impressos estiveram muito presentes na vida urbana do contexto pesquisado, e se constituem como a fonte principal desse estudo que tem cunho documental e bibliográfico, baseia-se nas contribuições teóricas de Norbert Elias sobre os conceitos de figuração, interdependência e habitus; e faz uso do método prosopográfico para identificar as interseções entre os cinco professores que integraram a comissão de criação da FEFCL-PG, a saber: Faris Michaele (1911-1977), José Pinto Rosas (1902-1980), Lourival Santos Lima (1914-1988), Mário Lima Santos (1905-1972) e Valdevino Lopes (1913-1988). Dentre as ligações observadas entre a maioria dos integrantes, destacamos o magistério no Ginásio Regente Feijó, a participação na direção da Associação de Amigos de Ponta Grossa (AAPG) e no Partido Social Democrático (PSD). Essa última característica em especial, facilitou a comunicação da comissão com Moysés Lupion, que era governador do Paraná pelo PSD (1947-1951) e proprietário do jornal O Dia, fatores que também contribuíram para as diferentes representações veiculadas nos jornais consultados a respeito da criação da FEFCL-PG. A análise dessas fontes permitiu a percepção de que os jornais são socialmente construídos, e também constroem representações sobre a sociedade, buscam convencer a opinião pública, sendo assim, não são neutros e estão inseridos nos jogos de poder, o que faz com que um mesmo acontecimento possa ser noticiado sob diversos ângulos, que foi o que aconteceu no processo de criação da FEFCL-PG. Esse processo entrelaçou disputas de poder, conflitos políticos e representações na imprensa; perpassando as relações dinâmicas entre os indivíduos, que em alguns momentos tinham mais poder e projeção social, e em outros tinham menos.

Biografia do Autor

Isabele Fogaça de Almeida, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Almeida, I. F. de. (2024). REPRESENTAÇÕES SOBRE A CRIAÇÃO DA FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE PONTA GROSSA: DISPUTAS ENTRE OS JORNAIS “DIÁRIO DOS CAMPOS” E “O DIA” (PR). ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 4(1), 01–02. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1785

Artigos Semelhantes

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.