ENTRE CRUZOS PEDAGÓGICOS

MUSEU, EDUCAÇÃO E CULTURA MATERIAL AFRICANA

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Palavras-chave:

Cultura Material Africana, Museus e Educação, Narrativas Afro-brasileiras

Resumo

Este trabalho explora a inserção da Cultura Material Africana na historiografia ocidental, destacando a evolução narrativa das coleções africanas em museus, frequentemente categorizadas como artefatos etnográficos ou objetos de arte. Essas exposições, contudo, têm perpetuado referências eurocêntricas e narrativas ocidentais, negligenciando os atores sociais e a diversidade cultural representada. A pesquisa busca reverter essa tendência por meio de práticas culturais e produtos que aproximem a sociedade civil das coleções africanas, especialmente no Brasil, onde se construiu pontes entre o patrimônio africano e o público. Focalizando o acervo de "Arte Africana" do Museu da Abolição em Recife, a pesquisa analisa como essas iniciativas vêm promovendo novas narrativas e visualidades sobre a herança africana, contribuindo para a aplicação das Leis 10.639/2003 e 10.645/2008. O trabalho destaca a importância dos setores educativos nos museus para contextualizar e democratizar o acesso às coleções, propondo metodologias pedagógicas que incentivem a utilização efetiva desses materiais e a construção de um diálogo mais inclusivo e representativo sobre a cultura africana e afro-brasileira.

Biografia do Autor

Isabelle de Oliveira Ferreira, Universidade Federal Fluminense

Mestranda pela Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2024-11-04

Como Citar

Ferreira, I. de O. (2024). ENTRE CRUZOS PEDAGÓGICOS: MUSEU, EDUCAÇÃO E CULTURA MATERIAL AFRICANA . ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 4(1), 01–02. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1711

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