JOANA GRASSI FAGUNDES E SUA FUNÇÃO FORMADORA NO CARGO DE INSPETORA DE ESCOLAS MATERNAES NO ESTADO DE SÃO PAULO NA DÉCADA DE 1920

Visualizações: 28

Autores

  • Angelica Paola dos Santos Ferreira Nascimento UNISO
  • Francine Aparecida Lira UNISO
  • José Renato Polli UNICAMP

Palavras-chave:

Escola Maternal, História da Educação Infantil, Formação de Professores

Resumo

Depreendendo que a história da educação procura trazer reflexões dos sujeitos que viveram e tiveram importância nos contextos educacionais de outras épocas e trazem permanências e rupturas nos dias atuais, o presente texto tem o objetivo de apresentar as contribuições da Inspetora das Escolas Maternais e Creches Joana Grassi Fagundes na década de 1920 no estado de São Paulo na atribuição de formadora das professoras de seu cargo. A pesquisa qualitativa, usou como instrumento principal a análise documental para produção dos dados, obtendo como resposta a preocupação educativa; a formação musical; a atenção com as datas comemorativas e a disciplinarização das crianças. Conclui-se que no seu início a formação de professores para a educação infantil foi realizada de forma prática, no cotidiano, pela falta de cursos que a contemplasse.

Biografia do Autor

Angelica Paola dos Santos Ferreira Nascimento, UNISO

Doutoranda, UNISO. E-mail: angelicapaolasantos@gmail.com

Francine Aparecida Lira , UNISO

Mestranda, UNISO. E-mail: francinelira@hotmail.com

José Renato Polli , UNICAMP

Doutor, UNICAMP/UNISO. E-mail: jpolli@unicamp.br

Downloads

Publicado

2024-11-02

Como Citar

Nascimento, A. P. dos S. F., Lira , F. A., & Polli , J. R. (2024). JOANA GRASSI FAGUNDES E SUA FUNÇÃO FORMADORA NO CARGO DE INSPETORA DE ESCOLAS MATERNAES NO ESTADO DE SÃO PAULO NA DÉCADA DE 1920. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 4(1), 01–06. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1629

Artigos Semelhantes

<< < 16 17 18 19 20 21 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.