REPRESENTAÇÕES DO POSSÍVEL

A ESCRITA POÉTICA NA APRENDIZAGEM HISTÓRICA NO COLÉGIO ESTADUAL ROTARY, ITAPUÃ, SALVADOR, BAHIA

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Autores

  • Erweuter Volkart de Oliveira Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

História, Poesia, Aprendizagem da História, Itapuã, Interdisciplinariedade

Resumo

O Colégio Estadual Rotary, situado em Itapuã, Salvador, Bahia, destaca-se por sua trajetória e práticas educacionais, desempenhando um papel crucial na formação social dos estudantes. Entre as diversas disciplinas, o ensino de História se sobressai porque se favoreceu de uma metodologia que utiliza a escrita poética como ferramenta pedagógica, evidenciando as narrativas de identidade, eventos e memórias individuais e coletivas dos alunos. A proposta desta pesquisa é, portanto, investigar a intersecção entre Poesia e História como um meio para promover uma aprendizagem significativa dos eventos históricos. Ao salientar a importância da poesia como catalisador pedagógico, esta análise valida as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e contribui substancialmente para as práticas educacionais, enriquecendo a experiência de aprendizado histórico e auxiliando no desenvolvimento integral dos alunos e na compreensão da História. Em termos teóricos, a fundamentação que orientou as reflexões deste estudo baseou-se, principalmente, na discussão sobre a relação entre literatura e História a partir de Aristóteles (384-322 a.C.), por meio da “Poética” (335 a.C.), bem como nas obras de Ricoeur (2010), Certeau (1998) e Freire (1996).

Biografia do Autor

Erweuter Volkart de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando do Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTORIA (UFS). Professor da educação básica rede estadual (BA). Orcid=0009-0007-9610-2683 e-mail: erweuter@enova.educacao.ba.gov.br

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Publicado

2024-11-02

Como Citar

Oliveira, E. V. de. (2024). REPRESENTAÇÕES DO POSSÍVEL: A ESCRITA POÉTICA NA APRENDIZAGEM HISTÓRICA NO COLÉGIO ESTADUAL ROTARY, ITAPUÃ, SALVADOR, BAHIA. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 4(1), 01–07. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1624