ENSINO DE SOCIOLOGIA

NARRATIVAS DO COTIDIANO E OS CLÁSSICOS

Visualizações: 29

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Cotidiano, Abordagem Didática

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência de ensino de sociologia realizada com estudantes do curso técnico em Química integrado ao ensino médio. A sociologia, no contexto do curso técnico, faz parte do núcleo politécnico, que tem como elemento básico conectar a área tecnológica com a básica, dessa maneira, além de buscar desnaturalizar o social, a área precisa assentar a produção do trabalho humano como potencializador criativo, em seu desenvolvimento social, econômico e político. Desse modo, o texto mostra que a dramatização de histórias cotidianas entrelaçadas aos conceitos dos autores clássicos da sociologia promovem uma experiência de aprendizagem significativa.  Por fim, conclui-se que a disciplina de sociologia é necessariamente teórica e prática, sendo uma reflexão científica sobre a ação humana e suas diversas potencialidades, que deve, no nível do ensino básico apresentar as potencialidades analíticas por meio de exemplos factíveis, para melhor entendimento, compreensão, imaginação e transformação dos jovens e adultos estudantes.

Biografia do Autor

Diego Fernandes Dias Severo, Instituto Federal Farroupilha

Professor de Sociologia do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete.

Downloads

Publicado

2024-11-01

Como Citar

Severo, D. F. D. (2024). ENSINO DE SOCIOLOGIA: NARRATIVAS DO COTIDIANO E OS CLÁSSICOS. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 4(1), 01–01. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1686

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.