A EDUCAÇÃO FEMININA NAS LINHAS E ENTRELINHAS DO JORNAL NORTE-RIO-GRANDENSE O ÍRIS (1875-1876)
Visualizações: 87Palavras-chave:
História da Educação, Educação Feminina, Gênero, Representações, ImpressoResumo
O artigo aborda a temática da educação feminina no contexto do Rio Grande do Norte, durante o período de 1875 a 1876, a partir do estudo do jornal O Íris: periódico bi-mensal dedicado ao sexo feminino. A pesquisa busca analisar as representações sobre a educação feminina presentes nas publicações do jornal, identificando as ideias defendidas em torno do acesso femino a educação. Para isso, traçamos uma breve análise sobre a história da educação feminina no Brasil durante o século XIX, para que possamos identificar quais espaços eram reservados ou negados ao gênero em questão. Para fundamentar nossa discussão, escolhemos os escritos de Almeida (1998), Del Priore (2016, 2004) e Morais (1996), que nos dão subsídios necessários para o estudo sobre a educação feminina no Brasil.O artigo conclui que o jornal O Íris representou um importante espaço de discussão sobre a educação feminina, contribuindo para a construção de novas representações e práticas educativas para as mulheres do Rio Grande do Norte.