PUBLICAÇÕES SOBRE CAPACITISMO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

ESTADO DO CONHECIMENTO NA PLATAFORMA SCIELO

Visualizações: 24

Autores

  • Katarine Lapuente Souza Universidade Federal do Pampa
  • Juliana Brandão Machado Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Capacitismo; Estado do conhecimento; Plataforma Scielo; Educação Inclusiva; Estudos sobre Deficiência na Educação.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo mapear as publicações sobre o conceito de capacitismo presentes na plataforma Scielo e discutir aquelas da área da Educação. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa e bibliográfica, do tipo estado do conhecimento. Os procedimentos metodológicos iniciaram pela definição de descritores, seguido pela busca das publicações na base de dados e sua seleção a partir dos critérios de inclusão e/ou exclusão. A análise das publicações selecionadas demonstrou que não há disparidade entre o quantitativo de publicações da área das Ciências da Saúde e da área das Ciências Humanas. Porém, na área da Educação esse número é menor, e apenas uma das publicações analisadas tem como objeto de pesquisa a Educação Básica. As discussões realizadas a partir dos dados levantados e das contribuições teóricas dos Estudos sobre deficiência na Educação, apontam a potencialidade do conceito de capacitismo em investigações na área da Educação para a promoção de uma Educação Inclusiva e de uma escola justa, equitativa e democrática.

Biografia do Autor

Katarine Lapuente Souza, Universidade Federal do Pampa

Mestranda em educação; Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa.

Juliana Brandão Machado, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação, Universidade Federal do Pampa.

Downloads

Publicado

2024-01-08

Como Citar

Souza, K. L., & Machado, J. B. (2024). PUBLICAÇÕES SOBRE CAPACITISMO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: ESTADO DO CONHECIMENTO NA PLATAFORMA SCIELO. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 233–234. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1057

Artigos Semelhantes

<< < 16 17 18 19 20 21 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.