CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA

REPRESENTAÇÕES HISTÓRICAS NA MISE EN SCÈNE

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Autores

  • Bruno José Yashinishi Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Cinema e Ensino de História; Educação e Cinema; Representações.

Resumo

O presente trabalho pretende abordar o tema do uso do cinema no ensino de História. Objetiva-se, especificamente, propor e suscitar reflexões sobre uma metodologia de análise de cenas de filmes históricos através do estudo da mise en scène. Ou seja, o que se propõe é analisar como as cenas foram construídas utilizando elementos e técnicas próprios da linguagem cinematográfica. Esses elementos, como por exemplo, figurino, cenário, iluminação, etc, serão tratados como práticas culturais envolvidas no processo da mise en scène. Práticas culturais que conferem e tecem representações históricas nos filmes, sendo que a representação é entendida como uma construção social (CHARTIER, 1988). Sendo assim, as técnicas e elementos presentes na mise en scène são as práticas culturais da linguagem cinematográfica, que por sua vez, conferem a representação no cinema. A análise das cenas permite uma maior dinamização no uso do cinema em sala de aula, com propósitos didáticos que vão além da mera instrumentalização do filme como recurso de apoio ao conteúdo estudado nas aulas. O trabalho traz dois exemplos de como esse método pode ser desenvolvido, tomando como objetos de análise dois filmes históricos: “O príncipe do Egito” (1998) e “O nome da rosa” (1986).

Biografia do Autor

Bruno José Yashinishi, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Educação, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2024-01-04

Como Citar

Yashinishi, B. J. (2024). CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA: REPRESENTAÇÕES HISTÓRICAS NA MISE EN SCÈNE. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 182–183. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1021

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