O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NA INFÂNCIA

A BUSCA DE CAMINHOS PARA A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ALUNOS

Visualizações: 168

Autores

  • Naiá Ariel Salvaterra Martini Universidade Feevale
  • Gerusa Cristina de Souza Universidade Feevale
  • Jéssica Maís Antunes Universidade Feevale
  • Rosemari Lorenz Martins Universidade Feevale

Palavras-chave:

Autismo; Educação Infantil;Tecnologia Assistiva.

Resumo

A educação infantil é a primeira etapa da Educação Básica, nesta fase, é importante que as crianças participem de um ambiente saudável, onde possam construir aprendizagens significativas, com qualidade, favorecendo o estímulo à socialização e a convivência com diferentes tipos de pessoas e personalidades. O presente artigo através de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, visa discutir sobre as tecnologias assistivas (TA) para a inserção de pessoas com deficiência em uma instituição de ensino regular, bem como apresentar sugestões de atividades voltadas para alunos autistas na educação infantil. Através da pesquisa, pode-se perceber que o sucesso dos alunos com deficiência se dá pelos recursos e soluções que os auxiliam na superação de dificuldades funcionais no ambiente da sala de aula e fora dele. Ademais, é fundamental proporcionar às crianças com autismo oportunidades de conviver com outras da mesma faixa etária, pois isso possibilita o estímulo às suas capacidades interativas, impedindo o isolamento contínuo.

Biografia do Autor

Naiá Ariel Salvaterra Martini, Universidade Feevale

Bolsista PROSUC pelo PPG Mestrado em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Universidade Feevale.

Gerusa Cristina de Souza, Universidade Feevale

Especialista em Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado.

Jéssica Maís Antunes, Universidade Feevale

Mestre em Letras, Universidade Feevale. Bolsista Capes pelo PPG Doutorado em Diversidade Cultural e Inclusão Social. 

Rosemari Lorenz Martins, Universidade Feevale

Doutora em Letras, Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

2024-01-04

Como Citar

Martini, N. A. S., Souza, G. C. de, Antunes, J. M., & Martins, R. L. (2024). O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NA INFÂNCIA: A BUSCA DE CAMINHOS PARA A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ALUNOS. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 177–178. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1019