INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR

A CRIAÇÃO DOS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE

Visualizações: 86

Autores

  • Fernanda de Magalhães Universidade Federal de Uberlândia
  • Maiza Silva dos Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Tatiane Cristini da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1263

Palavras-chave:

Diversidade, Inclusão, Instituição Federal de Ensino Superior, Núcleos de Acessibilidade, Políticas Públicas

Resumo

Este trabalho tem como objetivo conceituar a partir dos aspectos legais, como ocorreu a criação dos Núcleos de Acessibilidade nas IFES – Instituições Federais de Ensino Superior e a sua função. Refere-se, portanto, ao recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento. Para a elaboração do trabalho foram utilizados documentos legais e textos produzidos por estudiosos da temática. Apesar dos dispositivos legais visando a inclusão de pessoas com deficiência nas Instituições Federais de Ensino Superior, será necessário realizar um estudo reflexivo no que tange quais são as ações dos Núcleos de Acessibilidade para efetivar o direito das pessoas com deficiência de terem acesso, condições de permanência e conclusão com êxito desta etapa de ensino.

Biografia do Autor

Fernanda de Magalhães , Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), vinculada à linha de pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação. Membro do GEPEPES-UFU – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Inclusão. 

Maiza Silva dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), vinculada à linha de pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação. Membro dos Grupos de Laboratório de Análise de Políticas e Gestão da Educação (LAPGE) e Estudos e Pesquisas em Políticas, Educação e Cidadania (Pólis).

Tatiane Cristini da Silva , Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), vinculada à linha de pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação. Membro do Grupo Gestão da Educação Básica, Privatização e a Organização do Trabalho Pedagógico no município de Uberlândia e Horizontes para a Construção de Práticas Educativas na Perspectiva da Avaliação Formativa.

Downloads

Publicado

2024-04-07

Como Citar

Magalhães , F. de, Santos, M. S. dos, & Silva , T. C. da. (2024). INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR: A CRIAÇÃO DOS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE . ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–05. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1263

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.