INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR
A CRIAÇÃO DOS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE
Visualizações: 86DOI:
https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1263Palavras-chave:
Diversidade, Inclusão, Instituição Federal de Ensino Superior, Núcleos de Acessibilidade, Políticas PúblicasResumo
Este trabalho tem como objetivo conceituar a partir dos aspectos legais, como ocorreu a criação dos Núcleos de Acessibilidade nas IFES – Instituições Federais de Ensino Superior e a sua função. Refere-se, portanto, ao recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento. Para a elaboração do trabalho foram utilizados documentos legais e textos produzidos por estudiosos da temática. Apesar dos dispositivos legais visando a inclusão de pessoas com deficiência nas Instituições Federais de Ensino Superior, será necessário realizar um estudo reflexivo no que tange quais são as ações dos Núcleos de Acessibilidade para efetivar o direito das pessoas com deficiência de terem acesso, condições de permanência e conclusão com êxito desta etapa de ensino.