DAS TENSÕES EPISTEMOLÓGICAS E POLÍTICAS DO RACISMO E DO EPISTEMICÍDIO
UMA ANÁLISE A PARTIR DAS APOSTILAS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO ENSINO DE MATO GROSSO
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https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1245Palavras-chave:
Epistemicídio;, Geografia, História;, Leis 10.639/2003, Lei 11.645/2008.Resumo
A presente investigação social está vinculada ao contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio, desenvolvida entre a Universidade Federal de Rondonópolis e a Estadual Professora Amélia de Oliveira Silva. A pesquisa de natureza qualitativa, do tipo teórico-bibliográfica e empírica com o material didático. Os objetivos da pesquisa é o de compreender as implicações do epistemicídio na formação humana a partir da sua incidência no currículo e no material estruturado de história e de geografia adotado pela Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT). Com base nas premissas das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, os resultados da pesquisa refletem a persistência do fenômeno do epistemicídio histórico que continua a apagar, invalidar e marginalizar os corpos negros e indígenas dos espaços de produção de saberes. Os resultados da pesquisa ainda ressaltam as problemáticas que permeiam as agendas neoliberais na educação pública, isso porque, os materiais de ensino apostilados produzidos pela empresa privada Fundação Getúlio Vargas (FGV) têm corroborado para uma construção de conhecimento dominante e hegemônica, distanciando das salas de aulas mato-grossenses os aspectos de uma formação humana democrática e inclusiva.