EXCLUSÃO SILENCIOSA

REPENSAR O CURRICILO A PARTIR DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Visualizações: 8

Autores

Palavras-chave:

racismo estrutural, legislação, currículo, invisibilidade, educação antirracista

Resumo

O presente resumo, de cunho bibliográfico e caráter qualitativo, versa acerca do currículo e a sua construção embasada em uma sociedade alicerçada no racismo estrutural. Como problema, questiona a cultura de não aplicação da Lei nº 11.645, de 10 março de 2008 ao fechar das portas das salas de aula. Em sequência, dialoga com teóricos que respaldam a pesquisa. Por fim, centra-se na reflexão acerca dos desdobramentos necessários para uma escola de currículo includente.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Ribeiro da Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Pedagogia (UCS), Especialização em gestão Escolar e Direito Educacional (FAVENI), Mestre e Doutoranda em Educação (UCS), integrante NEABI - IFRS Campus Farroupilha.

Márcio dos Passos Montanari, INTERVALE

Graduado em Educação Física (FSG), graduando em Ciência Sociais (UNICA), Especialização em Educação Física Escolar (INTERVALE), Especialização em Gestão de Projetos (INTERVALE), Especialização Educação, Política e Sociedade (INTERVALE).

Downloads

Publicado

2023-09-03

Como Citar

Ribeiro da Silva, M. E., & dos Passos Montanari, M. (2023). EXCLUSÃO SILENCIOSA: REPENSAR O CURRICILO A PARTIR DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 1(1), 131–134. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisdoseminarioeducacaodiversid/article/view/808

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.