FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS
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https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1222Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação para os Direitos Humanos, Educação, Escola PúblicaResumo
O presente estudo tem por objetivo analisar a importância da formação docente na promoção efetiva dos direitos humanos nas escolas. Para isso, amparamos a investigação em um levantamento bibliográfico (GIL, 2002), selecionando artigos indexados na base da Scielo e na biblioteca da ANPEd nos últimos 20 anos (2002-2022). Foram identificados trinta e cinco artigos, dos quais sete foram selecionados devido à sua relevância para a análise da formação de professores e sua contribuição para a promoção dos direitos humanos nas Ciências Humanas. Os resultados indicam que a formação docente impacta diretamente na abordagem das questões de diversidade e igualdade em sala de aula, bem como na capacidade de discutir temas complexos. No entanto, desafios, como o contexto político polarizado e a resistência à mudança, ainda persistem. Portanto, a formação de professores desempenha um papel vital na promoção dos direitos humanos nas escolas, embora ainda enfrente desafios a serem superados.