EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIREITOS HUMANOS

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A PARTIR DE PESQUISAS APONTANDO FRAGILIDADES E LACUNAS

Visualizações: 134

Autores

  • Marinildo Barreto de Leão Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Patrícia Sandalo Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1220

Palavras-chave:

Inclusão, Educação Matemática, Direitos Humanos

Resumo

O objetivo é analisar estratégias para adaptar práticas de ensino de Matemática e promover uma educação inclusiva e acessível para estudantes com deficiência. Foi utilizada a abordagem qualitativa, pela qual foi realizada uma revisão bibliográfica na BDTD dos trabalhos de teses e dissertações defendidas entre 2013 e 2022, sendo que, para análise, empregou-se o método de revisão integrativa. O trabalho ancorou-se nos teóricos (Arroyo, 2015; Boaler, [2015]). Concluímos que existem carências de trabalhos sobre inclusão, pois, no período analisado, encontramos apenas duas teses. Os educadores matemáticos desempenham um papel crucial na preparação de cidadãos conscientes, capazes de compreender políticas públicas, participar de debates informados e contribuir para uma sociedade mais equitativa, enfatizando a conexão intrínseca entre Educação Matemática e direitos humanos, ética e sustentabilidade. Recomendamos que futuras pesquisas explorem a implementação prática das metodologias e diretrizes identificadas neste estudo, avaliando seu impacto na eficácia da educação matemática inclusiva e acessível.

Biografia do Autor

Marinildo Barreto de Leão, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Patrícia Sandalo Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Downloads

Publicado

2024-03-31

Como Citar

Leão, M. B. de, & Pereira, P. S. (2024). EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIREITOS HUMANOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A PARTIR DE PESQUISAS APONTANDO FRAGILIDADES E LACUNAS. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–07. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1220

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.