EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIREITOS HUMANOS
UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A PARTIR DE PESQUISAS APONTANDO FRAGILIDADES E LACUNAS
Visualizações: 134DOI:
https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1220Palavras-chave:
Inclusão, Educação Matemática, Direitos HumanosResumo
O objetivo é analisar estratégias para adaptar práticas de ensino de Matemática e promover uma educação inclusiva e acessível para estudantes com deficiência. Foi utilizada a abordagem qualitativa, pela qual foi realizada uma revisão bibliográfica na BDTD dos trabalhos de teses e dissertações defendidas entre 2013 e 2022, sendo que, para análise, empregou-se o método de revisão integrativa. O trabalho ancorou-se nos teóricos (Arroyo, 2015; Boaler, [2015]). Concluímos que existem carências de trabalhos sobre inclusão, pois, no período analisado, encontramos apenas duas teses. Os educadores matemáticos desempenham um papel crucial na preparação de cidadãos conscientes, capazes de compreender políticas públicas, participar de debates informados e contribuir para uma sociedade mais equitativa, enfatizando a conexão intrínseca entre Educação Matemática e direitos humanos, ética e sustentabilidade. Recomendamos que futuras pesquisas explorem a implementação prática das metodologias e diretrizes identificadas neste estudo, avaliando seu impacto na eficácia da educação matemática inclusiva e acessível.