INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ

HISTÓRIA E A POLÍTICA DE EXPANSÃO

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Autores

  • Antônio Soares Júnior da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná
  • Everton Rodrigo Santos Universidade Feevale
  • Gabriel Grabowski Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1152

Palavras-chave:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, História, Política de expansão

Resumo

 Este estudo traz uma caracterização histórica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) e de sua política de expansão. A pesquisa explora, em caráter bibliográfico, dados históricos da criação do IFPR com contribuições de Fugmann (2010); Athaides (2011); Krugel (2020); Lemos Júnior e Krugel (2022); e documental, sobre a política de expansão do IFPR, com os estudos de Frigotto (2015); Gouveia (2016). A história do IFPR retrata a atenção dada às políticas de educação no país e um constante embate de tensões que produzem avanços, inércias e retrocessos que provocam sua descontinuidade. Essas políticas dependem de governos e de mobilizações em uma desarmonia que valoriza políticas de governo em detrimento de políticas de Estado de interesse e de aspiração popular. Em um país com tantas desigualdades, mesmo com a precariedade estrutural, a disseminação dos Institutos tem trazido avanços significativos, mais inclusivos, ainda que excludentes em alguns aspectos. Apesar disso, os resultados apontam que os Institutos Federais têm apresentado e aplicado projetos de ensino médio integrado, ao logo dos anos de sua implementação, pautados em princípios pedagógicos contextualizados e sensíveis à escuta plural dos atores do ambiente educacional. 

Biografia do Autor

Antônio Soares Júnior da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, Doutorando em Ciências da Educação e em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná.

Everton Rodrigo Santos, Universidade Feevale

Doutor em Ciência Política, Universidade Feevale.

Gabriel Grabowski, Universidade Feevale

Doutor em Educação, Universidade Feevale.

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

Silva, A. S. J. da, Santos, E. R., & Grabowski, G. (2024). INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ: HISTÓRIA E A POLÍTICA DE EXPANSÃO. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–18. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1152

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