DIVERSIDADE E CONCEITO DE FAMÍLIA
UMA PROPOSTA DE LEITURA DE FOTOGRAFIAS
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https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1131Palavras-chave:
Conceito de Família, Leitura de Imagem, Diversidade, EducaçãoResumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que focalizou a (re)construção do conceito de família por meio da leitura de imagens fotográficas, a qual teve como escopo principal a problematização de uma das temáticas que envolvem a diversidade social existente em nossa sociedade. A proposta foi elaborada e implementada em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Sant’Ana do Livramento-RS, em 2019. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa pesquisa-ação (TRIPP, 2005) com base em métodos qualitativos (CRESWELL, 2010), composta de uma proposta-piloto dividida em 8 atividades, totalizando 14 horas/aula, as quais se voltaram à averiguação do que os estudantes entendiam por “família” e quais eram os seus conceitos de “leitura”. Ademais, as atividades direcionaram-se à reflexão e discussão sobre as diferentes formas em que as pessoas se organizam para viver, compondo diferentes formações familiares numa perspectiva de validação, reconhecimento e respeito à diversidade. A elaboração e a implementação da pesquisa estão ancoradas teoricamente nos pressupostos sobre as transformações sociais que alteraram as formações familiares (ARIÈS, 1981), nas diferentes formações familiares existentes na atualidade, (HINTZ, 2001; ROMANELLI, 2003) e na leitura da imagem fotográfica (KOSSOY, 2014; 2016; 2018). Os resultados da implementação apontaram que a fotografia, produzida em diferentes épocas, possui potencial para engajar os estudantes tanto na leitura dos recursos semióticos que compõem o arranjo da imagem quanto no fomento à problematização, reflexão e discussão de temas sociais. Além disso, evidenciou-se que a leitura do texto imagético de forma sistematizada não fazia parte do cotidiano de sala de aula dos estudantes, o que fundamenta a necessidade de práticas multimodais na escola. Somado a esse fato, percebeu-se, pelos discursos gerados pelos estudantes, que o conceito de família precisa ser alvo de exploração em práticas de ensino que reconheçam a urgência de um trabalho pautado na ética, na igualdade e na justiça social.