Heterossexismo, patriarcado e estupro corretivo de mulheres lésbicas

Visualizações: 14

Autores/as

Palabras clave:

Estupro, lésbicas, LGBT+

Resumen

O presente artigo traz reflexões sobre o estupro corretivo de mulheres lésbicas. Parte-se do entendimento de que mulheres e pessoas LGBT+ estão socialmente marginalizadas em condições de inferioridade aos homens heterossexuais. Para realização da pesquisa utilizamos fontes bibliográficas de autores e autoras que debatem esta temática, e dados de ONGs atuantes na questão em tela. A pesquisa mostra como o estupro corretivo é frequente entre mulheres lésbicas e aponta os desafios postos para que possamos refletir sobre este assunto ainda tão encoberto por tabus e pactos silenciosos.

Biografía del autor/a

Andréa Kelmer de Barros, UFVJM

Professora Associada da UFVJM - Campus Mucuri. Graduada em Serviço Social pela UFJF. Mestre em Ciência da Religião pela UFJF. Doutora em Política Social pela UFF- Niterói. Autora do livro "A organização homossexual em Juiz de Fora: trajetória do concurso Miss Brasil Gay de 1977 até a formação do MGM em 2000". Coordenadora da Pesquisa "Perfil de Estudantes LGBT+ do campus Mucuri -UFVJM".

Publicado

2025-01-31

Cómo citar

Kelmer de Barros, A. (2025). Heterossexismo, patriarcado e estupro corretivo de mulheres lésbicas. COR LGBTQIA+, 2(8), 120–134. Recuperado a partir de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/1348

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.