Cruisin’ the streets

ruas gays sob a ótica da geografia cultural e queer

Visualizações: 25

Autores

  • Christopher Smith Bignardi Neves

Palavras-chave:

ruas gays, bairros gays, área queer, turismo LGBT

Resumo

Os gayborhoods, entendidos como bairros gays, são caracterizados pela acolhida das identidades sexuais e de gênero desviantes. Visto que LGBT+ são invisibilizados nos espaços urbanos, a presença de gayborhoods possibilita refletir sobre um território contra hegemônico. O presente estudo, traz as observações do pesquisador em visita às ruas gays de três cidades diferentes: São Paulo, Chicago e Amsterdam. A técnica de caminhada possibilitou identificar que as ruas possuem características que as façam ser rapidamente identificadas pelo público LGBT+, entretanto, há diferenças no processo de consolidação destes territórios. Enquanto a rua paulistana carece de relevância econômica para o turismo, LGBT+, as ruas norte-americana e holandesa são usufruídas pela população residente e tidas como atrativo turístico nacional e internacional.

Biografia do Autor

Christopher Smith Bignardi Neves

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Turismo (UFPR). Tecnólogo em Gestão de Turismo pela UFPR, Setor Litoral; Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR.

Downloads

Publicado

29.07.2022

Como Citar

Neves, C. S. B. (2022). Cruisin’ the streets: ruas gays sob a ótica da geografia cultural e queer. COR LGBTQIA+, 1(3), 299–312. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/545

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.