“Eu sou viado, sou gay, sou bichinha, eu sou isso mesmo”:

sujeitos da educação profissional e enfrentamentos à cis heteronormatividade

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Autores

  • Natália Conceição Silva Barros Cavalcanti
  • Robelânia dos Santos Gemaque
  • Natasha Mendonça Nogueira

Palavras-chave:

educação, escola, diversidade

Resumo

Os Institutos Federais podem ser caracterizados como “instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializadas na  oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino” (BRASIL, 2008), passando a ter a obrigatoriedade de oferecer no mínimo 50% dos seus cursos de Educação Profissional, prioritariamente na modalidade integrada ao Ensino Médio, inclusive para o público de jovens e adultos, conforme disposto no artigo 8º da Lei nº 11.892/08, que cria os Institutos Federais.

Biografia do Autor

Natália Conceição Silva Barros Cavalcanti

Doutora em História. Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional TecnológicaPROFEPT-IFPA e docente colaboradora do Programa de Educação Profissional -PPGEP -IFRN. Pesquisadora do Observatório da Diversidade do IFRN.

Robelânia dos Santos Gemaque

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica-PROFEPT-IFPA. Docente de sociologia da Rede Estadual de Educação do Pará.

Natasha Mendonça Nogueira

Licenciada em Pedagogia-Campus Belém-IFPA e pesquisadora do Observatório da Diversidade do IFRN.

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Publicado

27.07.2021

Como Citar

Cavalcanti, N. C. S. B., Gemaque, R. dos S., & Nogueira, N. M. (2021). “Eu sou viado, sou gay, sou bichinha, eu sou isso mesmo”:: sujeitos da educação profissional e enfrentamentos à cis heteronormatividade. COR LGBTQIA+, 1(1), 29–37. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/491

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