Inteligência artificial e preconceito de identidade de gênero

o problema do viés na construção das IA’s e a perpetuação das discriminações em sociedades previamente discriminatórias

Visualizações: 402

Autores

  • Anderson Jordan Alves Abreu
  • Kathya Cristhyna Silva Furtado
  • Rennan Kevim Costa Santos

Palavras-chave:

inteligência artificial, viés, preconceito, identidade, gênero

Resumo

a presente pesquisa almejou analisar o problema do viés no aprendizado de máquina, e sua relação com a perpetuação de preconceitos de identidade de gênero em sociedades previamente discriminatórias. O problema que guiou a pesquisa foi o seguinte: a Inteligência Artificial favorece o preconceito de identidade de gênero em sociedades previamente discriminatórias? De que forma é possível solucionar a discriminação algorítmica? Nesse sentido, a pesquisa foi construída através de abordagem qualitativa e método indutivo, se realizando por meio de uma revisão de literatura que se deu por procedimento exploratório e bibliográfico, no qual se investigou a literatura pertinente ao tema. O trabalho está dividido em seis partes, nas quais se analisou o conceito de gênero e identidade de gênero, o conceito de Inteligência Artificial e suas aplicações, o aprendizado de máquina e a forma como as IAs aprendem, o problema do viés em aprendizado de máquina, a relação entre viés em aprendizado de máquina nas IAs e a perpetuação de preconceitos de identidade de gênero, e as possíveis soluções para superar o problema. Ao fim, concluiu-se que há relação entre o viés em aprendizado de máquina e a perpetuação de preconceitos de identidade de gênero, sendo uma mazela a ser superada por meio de regulação ética e princípios a serem estabelecidos e observados por instituições e governos, de modo a realizar a evolução tecnológica baseada no respeito e na igualdade.

Biografia do Autor

Anderson Jordan Alves Abreu

Bacharel em Direito pelo Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA - UNISULMA). Especialista em Direito Digital, Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC Minas). Especialista em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Kathya Cristhyna Silva Furtado

Bacharel em Direito pela Faculdade de Imperatriz (FACIMP Wyden). Pós graduanda em Direito Público pela Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST).

Rennan Kevim Costa Santos

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO). Advogado. Pós Graduando em Direito Digital pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Downloads

Publicado

29.07.2022

Como Citar

Abreu, A. J. A., Furtado, K. C. S., & Santos, R. K. C. (2022). Inteligência artificial e preconceito de identidade de gênero: o problema do viés na construção das IA’s e a perpetuação das discriminações em sociedades previamente discriminatórias. COR LGBTQIA+, 1(3), 229–247. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/551

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.