‘O Aquenda me deu forças pra enfrentar’

a importância dos coletivos universitários de diversidade sexual na permanência universitária de pessoas LGBT

Visualizações: 69

Autores

  • Elder Luan dos Santos Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palavras-chave:

diversidade sexual; gênero; sexualidades; universidade.

Resumo

Os coletivos e movimentos estudantis têm, historicamente, atuado coletivamente nos conflitos nas universidades, em atividades acadêmicas, e em agendas políticas tradicionais dos movimentos sociais. Os coletivos atuam na denúncia política e epistemológica das lógicas de subalternização existentes no ensino superior, emergindo um novo tipo de conhecimento mais comprometido e engajado com a transformação social. Nesse artigo discuto a relação que estudantes LGBT do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia estabeleceram com os coletivos acadêmicos, em especial os coletivos de diversidade sexual, durante parte de suas trajetórias formativas. A partir da investigação realizada, é notório que a participação das estudantes LGBT nesses coletivos contribuiu diretamente com a construção da sua permanência universitária e afiliação estudantil, assim como com os processos de aceitação e vivência da sexualidade que, não raro, tem acontecido no espaço universitário.

Biografia do Autor

Elder Luan dos Santos Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutorando em Estudos Interdisciplinares Sobre Gênero, Mulheres e Feminismo, Mestre em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade, Historiador, membro do Gir@ - Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação e bolsista do Projeto CAPESCOFECUB Gênero Ameaça(n)do.

Downloads

Publicado

27.07.2021

Como Citar

Luan dos Santos Silva, E. . (2021). ‘O Aquenda me deu forças pra enfrentar’: a importância dos coletivos universitários de diversidade sexual na permanência universitária de pessoas LGBT. COR LGBTQIA+, 1(1), 13–28. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/487

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.