A importância das políticas inclusivas no esporte para a comunidade LGBTQIA+ no Brasil

Visualizações: 142

Autores/as

Palabras clave:

políticas públicas, Esporte, LGBTQIA+, Inclusão social

Resumen

O esporte é essencial para instigar o conhecimento social sobre a inclusão da comunidade LGBTQIA+ no país, atrelando a necessidade do bem-estar físico com o psicológico, revisando políticas inclusivas e o esporte, nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa foi verificar como autores avaliam as políticas do Estado brasileiro impostas em prol ao desporto inclusivo ao grupo LGBTQIA+, na busca da saúde mental e na inserção em espaços competitivos e escolares. Foi feita da revisão de literatura acadêmica nas bases do Google Acadêmico e Scielo e os resultados encontrados foram que o Brasil adentrou tardiamente a busca pela inclusão do grupo LGBTQIA+ em suas pautas políticas e no acesso esportivo igualitário, tornando em muitas vezes, esse grupo alvo de discriminação e suscetível a problemas psicológicos. Desse modo, foi constatado a necessidade de desenvolver mais pesquisas que apontem a participação do Estado na inclusão, e propor resoluções para promover a igualdade, diversidade e inclusão de grupos minoritários no Brasil.

Biografía del autor/a

Nickolas Luiz de Andrade Almeida, Universidade de São Paulo

Bacharel em Educação Física pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), Mestrando da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP), pesquisador das linhas de pesquisas com enfoque em preparação profissional, formação de professores, gênero, sexualidade e equidade LGBTQIA+.

Publicado

2024-07-31

Cómo citar

Almeida, N. L. de A. (2024). A importância das políticas inclusivas no esporte para a comunidade LGBTQIA+ no Brasil. COR LGBTQIA+, 1(7), 48–62. Recuperado a partir de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/1110

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.