(In)visibilidade

Uma reflexão acerca da saúde mental de mulheres LGBTI+ no ambiente terapêutico

Visualizações: 83

Autores

Palavras-chave:

Pessoas LGBTQIA+, Políticas Públicas de Saúde;, Saúde de Minorias

Resumo

Este trabalho traz o relato de experiência de uma Ação de Curricularização da Extensão realizada por estudantes do terceiro período do curso de Psicologia, supervisionados pela professora da disciplina de Promoção e Prevenção em Saúde II. Nesta ação foi trabalhada a temática da saúde mental de mulheres LGBTQIA+ e foram abordadas questões de gênero, discriminação, diversidade sexual, preconceito e repressões. A invisibilidade vivida por estas mulheres no que tange ao direito à assistência integral em saúde apresenta-se como principal enfoque do presente trabalho. A ação foi realizada com 13 participantes de uma ONG voltada para mulheres LGBTQIA+ e teve como objetivo geral: Proporcionar momentos para refletir sobre a saúde mental de mulheres LGBTQIA+ e as principais dificuldades encontradas em contextos terapêuticos. E como objetivos específicos: promover um espaço de acolhimento e escuta e proporcionar momentos para expressão através da arte. A reflexão acerca das demandas de saúde das mulheres LGBTQIA+ proporcionou uma conversa produtiva. Em sua totalidade, o grupo demonstrou satisfação com a atividade e com o tema proposto e os feedbacks foram muito satisfatórios. Com base nos relatos das participantes constatou-se a quantidade de experiências negativas vividas devido a falta de preparo de profissionais dentro dos ambientes terapêuticos e fora deles. Acredita-se que os resultados obtidos nesta ação são de grande valia para entender mais de perto as dificuldades que mulheres LGBTQIA+ enfrentam. Espera-se que a riqueza desses dados propiciem mais momentos como esse de escuta e troca de vivências. Ainda é preciso destacar a pretensão, ainda que utópica, de que sejam desenvolvidos futuros trabalhos que caminhem na direção da inclusão. À vista desses resultados concluiu-se e destacou-se a necessidade urgente de apoio às mulheres LGBTQIA+ no acesso integral à saúde, enfatizando a importância de preparo dos profissionais da saúde para atender com precisão as necessidades dessa população.

Biografia do Autor

Vitória Tonet, Faculdades Pequeno Príncipe

Graduanda do curso de Psicologia das Faculdades Pequeno Príncipe.

 

 

Ana Julia Liz de Carvalho, Faculdades Pequeno Príncipe

Graduanda do curso de Psicologia das Faculdades Pequeno Príncipe.

Giulia De Liz Crotti, Faculdades Pequeno Príncipe

Graduanda do curso de Psicologia das Faculdades Pequeno Príncipe.

Thalita Gonçalves Kirchner, Faculdades Pequeno Príncipe

Graduanda do curso de Psicologia das Faculdades Pequeno Príncipe.

Letícia Da Silva Aguiar, Faculdades Pequeno Príncipe

Graduanda do curso de Psicologia das Faculdades Pequeno Príncipe.

Eduarda Brunelo Sierra, Faculdades Pequeno Príncipe

Graduanda do curso de Psicologia das Faculdades Pequeno Príncipe.

Roberta Da Guia Paulin Ronska , Faculdades Pequeno Príncipe

Graduanda do curso de Psicologia das Faculdades Pequeno Príncipe.

Adriana Maria Bigliardi, Faculdades Pequeno Príncipe

Professora nos Cursos de Graduação de Medicina e Graduação de Psicologia das Faculdades Pequeno Príncipe. Professora no Curso de Pós Graduação em Sexualidade Humana da Universidade Positivo. Professora no Curso de Pós Graduação em Terapia Sistêmica da Clínica Orgone. Pesquisadora nas temáticas de violência de gênero, perfil de agressores, ciúmes patológico, inteligência emocional, relações familiares, stress profissional, entre outras. Autora e Co-autora de livros, capítulos de livros e inúmeros artigos publicados. Mestre em Psicologia com ênfase em Psicologia Social Comunitária e Políticas Públicas pela Universidade Tuiuti do Paraná. Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia. Pós-Graduada em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Psicóloga e Bacharel em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Tuiuti do Paraná.

Downloads

Publicado

28.02.2024

Como Citar

Tonet Pereira, V., Liz de Carvalho, A. J., De Liz Crotti, G., Gonçalves Kirchner, T., Da Silva Aguiar, L., Brunelo Sierra, E., … Bigliardi, A. M. (2024). (In)visibilidade: Uma reflexão acerca da saúde mental de mulheres LGBTI+ no ambiente terapêutico. COR LGBTQIA+, 1(6), 84–103. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/825

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)