Violência doméstica contra a mulher em tempos da COVID-19

Visualizações: 42

Autores

  • Hilderline C. de Oliveira
  • Joseneide de Souza Pessoa
  • Patrícia Cristine Souza de Câmara
  • Maria Rosilene da Silva

Palavras-chave:

violência doméstica, pandemia, covid-19, isolamento social, saúde pública

Resumo

a pandemia da Covid-19 criou novas formas de convivência, tanto no âmbito social quanto no âmbito privado. O aumento da violência doméstica contra a mulher é um exemplo disso. Diante desse fenômeno, no presente estudo, busca-se analisar a incidência da violência doméstica contra mulheres durante o isolamento social adotado no período de pandemia de Covid-19, especificamente na cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte (RN). O percurso metodológico utilizado foi o da pesquisa explorátoria, documental e bibliográfica com abordagem quantitativa. Buscou-se uma aproximação entre o agravo da Covid-19, o isolamento social e os registros de violência doméstica nas zonas urbanas da cidade de Natal no período de março de 2019 e maio de 2020. Os achados da pesquisa evidenciaram que houve um significativo aumento dos casos de violência doméstica contra a mulher e que no período da pandemia a denúncia e, consequentemente, a resolução dos casos se tornaram mais difíceis, sendo essa uma situação que gera problemas tanto para a saúde pública quanto para a segurança pública.

Biografia do Autor

Hilderline C. de Oliveira

Professora do programa de pós-graduação stricto sensu da universidade Potiguar -UNP. Pós-doc em Direitos Humanos na área de concentração das Políticas Públicas, Cidadania e Direitos Humanos-UFPB. Doutora em Ciências Sociais - UFRN com estágio de Doutoramento no Centro de Estudos Sociais (CES), na Universidade de Coimbra-Portugal, com bolsa Capes. Mestre em Serviço Social-UFRN, Especialização em Antropologia Cultural - UFRN, Esp. em Mediação e Conciliação de Conflitos - Centro de Mediadores de Brasília/2021 e em Educação em Saúde/EaD/2021 e Assistente Social pela UFRN e Socióloga-Uninter (2021.2). Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Potiguar-UnP (Doutorado e Mestrado em Administração e em Psicologia). Docente colaboradora da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte-PMRN. Servidora Pública da Secretaria de Saúde do RN-SESAP lotada como Assistente Social do Hospital da Polícia Militar do RN. Assessora e consultora em projetos sociais e ambientais. Área de pesquisa - Serviço Social, Sociologia, Direitos Humanos, Saúde do Trabalho, Segurança Pública com ênfase em sistema prisional.

Joseneide de Souza Pessoa

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), com estágio na Delegacia Especializada da Mulher de Natal/RN. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011) com estágio sanduíche em Coimbra/Portugal por meio de Projeto Capes/Grices (2008). Exerceu a função de Assistente Social por quase 10 anos na Secretaria Municipal de Saúde de Natal/RN no Departamento de Atenção Básica, como Coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose e do Programa Municipal de Controle Hanseníase, e atuou cedida na Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Natal/RN, como assessora técnica em projetos sociais. Atua na docência superior desde 2001 e a partir de 2014 ingressou no Departamento de Gestão Pública da UFPB, vem conduzindo projetos de pesquisa, extensão e monitora. É líder do Grupo de Estudos Políticas Públicas, Monitoramento, Avaliação e Práxis em Gestão Pública, coordena a linha de Pesquisa: Segurança Pública: políticas, monitoramento, avaliação e gestão. Tem experiência nas áreas de educação, serviço social, saúde.

Patrícia Cristine Souza de Câmara

Assistente Social CRESS/RN 2797 lotada no Complexo Estadual de Regulação do SUS - CER/SUS/RN. Mestre em Serviço Social. Especialista em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde pela UFRN/MS, Especialista em Regulação do SUS pelo Instituto de Ensino Sírio Libanês e Servidora Efetiva da Secretaria de Estado da Saúde Pública - SESAP/RN. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e mestrado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Assistente social da Secretaria de Estado da Saúde Pública - SESAP. Especialista em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde e Em Regulação do SUS. Atua como Assessora Técnica do Complexo Estadual de Regulação - CER/SESAP/RN e da Central Metropolitana de Regulação - CMR/SESAP/SMS Natal. Docente convidada na Pós em Saúde Pública e Serviço Social da UNIFACEX. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado, atuando principalmente nos seguintes temas: Atribuições profissionais, formação profissional, educação na saúde, saúde pública e Serviço Social.

Maria Rosilene da Silva

Secretaria de Assistência social de Nata/RN - Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN (1999). Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN (2003). Exerceu a docência no Ensino Médio na Escola Estadual Prof. Francisco Barbosa (1997/2002) Exerceu a docência no Curso de graduação de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN na condição de professor substituto (2003.1/2004.2). Exerceu a docência no Curso de graduação de Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA (2002/2013). Exerceu a docência no Curso de Especialização Lato Sensu em Saúde Pública com Ênfase na Família pela Universidade Vale do Acaraú-UVA (2010/2011). Exerceu a docência no Curso de Especialização Lato Sensu em Assistência Sociojurídica e Segurança Pública pelo Centro Universitário Facex-UNIFACEX (2013). Participou da Capacitação de Reconstrução do Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social - Faculdade Católica Nossa Senhora das Neves (2010). Exerceu a Função de Assistente Social no Centro de Reabilitação Educacional - CRE (2000/2012). Exerceu a Função de Assistente Social no Conselho Tutelar - São José de Mipibu/RN (2011). Atualmente é Assistente Social da Escola Marista Champagnat de Natal. Assistente Social na Prefeitura Municipal de Natal/RN Experiência Profissional na área da Educação, Assistência Social e Saúde.

Downloads

Publicado

29.07.2022

Como Citar

Oliveira, H. C. de, Pessoa, J. de S., Câmara, P. C. S. de, & Silva, M. R. da. (2022). Violência doméstica contra a mulher em tempos da COVID-19. COR LGBTQIA+, 1(3), 208–227. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/553

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.