O Direito enquanto instrumento de defesa dos direitos da população LGBTQIA+

Entrevista com Vinícius Novo Soares de Araújo

Visualizações: 87

Autores

  • Péricles de Souza Macedo
  • Iago da Silva Muniz

Palavras-chave:

direito, direito LGBTI , direitos humanos

Resumo

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948 pela Organização das Nações Unidas, reconhece, em seu artigo 1º, que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”. Na atualidade, de acordo com a Constituição Federal vigente, todo o cidadão brasileiro possui direitos e deveres, independentemente de suas características individuais, como raça, etnia, religião, gênero, orientação sexual, deficiência ou classe social (BRASIL, 1988). Apesar disso, no país esses grupos são caracterizados como minoria social, por viverem em condições de desigualdade, onde seus direitos não são garantidos sem que haja uma atenção especial por parte da sociedade e das políticas públicas (LIMA JÚNIOR, 2020; TANIZAKA, 2020). No caso da população LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queer, intersexo e assexuais), as informações oficiais demonstram que esta população vive em situação de alta vulnerabilidade social, onde segundo dados do Observatório de Mortes Violentas de LGBTI+ (2021), nos últimos vinte anos, mais de cinco mil pessoas foram mortas em decorrência do preconceito e da homofobia sofrida pela comunidade no Brasil. Ainda, segundo Lima Júnior (2020), estes dados podem estar subnotificados, em função da não sistematização oficial das ocorrências de violência pelo país, que são expostas através da mídia e por familiares ou militantes de movimentos sociais.

Biografia do Autor

Péricles de Souza Macedo

Graduado em Psicologia pela UNINOVE/SP. Mestrando em Psicologia Social pela PUC-SP. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq "a dimensão subjetiva da desigualdade social e suas diversas expressões" liderado pela professora Ana Bock. Especialista em Gestão Pública em Saúde pela UNICAMP e em Gestão de Pessoas: Carreiras, Liderança e Coaching pela PUC-RS. Cursou aperfeiçoamento em Orientação à Queixa Escolar pela USP. Aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela UFMA. Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia do Maranhão e membro da Comissão de Direitos Humanos desta autarquia.

Iago da Silva Muniz

Bacharel em Direito pela UNIBALSAS (Faculdade de Balsas - 2015 a 2019); Pós-Graduando em Direito Processual Civil pela Damásio Educacional; Pós-Graduando em Advocacia Previdenciária e Trabalhista pela ESA-MA (Escola Superior da Advocacia do Maranhão); Pós-Graduando em Advocacia Cível pela ESA NACIONAL (Escola Superior da Advocacia Nacional); Advogado atuante com ênfase nas áreas de Direito Civil, Agrário e Trabalhista.

Downloads

Publicado

27.01.2022

Como Citar

Macedo, P. de S., & Muniz, I. da S. (2022). O Direito enquanto instrumento de defesa dos direitos da população LGBTQIA+: Entrevista com Vinícius Novo Soares de Araújo. COR LGBTQIA+, 1(2), 168–176. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/528

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)