Mudando em 2021 a cor, gênero e sobrenome da Câmara Municipal de Campina Grande – PB

Visualizações: 72

Autores

Palavras-chave:

Gênero, Raça, ´Políticas Partidárias, Jô Oliveira

Resumo

O presente artigo é resultado da pesquisa bibliográfica e documental realizada para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Serviço Social, discutindo a questão de gênero, raça e classe na política partidária. Desse modo, partimos da premissa que a legislação e os legisladores do Brasil não se apresentam de maneira explícita como segregacionistas, mas em termos mais práticos, a segregação racial e de gênero sempre existiram no decorrer da história e são comprovadas por meio dos indicadores sociais e econômicos, o mito da democracia racial, a negação do racismo, entre outros. Resultando então na tentativa de apagamento e embranquecimento da cultura negra. O acesso aos espaços institucionais de poder e de decisão foram negados durante a história à população negra que, afastada desses espaços, foram impedidas de anunciar e reivindicar suas demandas por muito tempo. Face às determinações capitalistas, tal quadro acarretou que as políticas sociais, que foram tardiamente formuladas, não abrangem as necessidades da população negra, fazendo o recorte de gênero, não atingem positivamente as mulheres negras que não se sentem representadas e dificilmente encontram oportunidade de adentrar a esse espaço. Deste modo, destacamos o mandato da primeira vereadora negra de Campina Grande-Paraíba, a Jô Oliveira, objetivando analisar suas proposituras, no primeiro ano de mandato, que tenham feito referência às demandas históricas da população negra. Nossa pesquisa teve abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, a partir da qual identificamos características de um mandato popular, que levou à Câmara Municipal de Campina Grande debates e avanços na luta antirracista.

Biografia do Autor

Maria Isabel Soares Barros, UEPB

Bacharela em Serviço Social e Mestranda do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba. Pós-graduada em Relações de Gênero, Raça e Etnia, e em Políticas Públicas e Direitos Sociais pela UNINTER.

Downloads

Publicado

28.02.2024

Como Citar

Soares Barros, M. I. (2024). Mudando em 2021 a cor, gênero e sobrenome da Câmara Municipal de Campina Grande – PB. COR LGBTQIA+, 1(6), 24–45. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/722

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.