Corpos dissidentes na cisheteronormatividade

a relação dos corpos trans com os espaços urbanos

Visualizações: 202

Autores

  • Frederico Oliveira Santos
  • Gilsélia Lemos Moreira
  • Isabella dos Santos Silva

Palavras-chave:

gênero, cisheteronormatividade, população trans, espaços urbanos

Resumo

o espaço geográfico, formado pelo meio físico natural e antrópico, abrange, entre suas formações, além dos planos materiais, construções ideológicas, políticas, sociais e culturais. Tais formações refletem na estruturação e na forma que esse espaço é ocupado e por quem é (e pode ser) ocupado. Sob essa perspectiva, o objetivo dessa pesquisa foi analisar como se dá o movimento de apropriação dos espaços urbanos pelas pessoas trans levando em conta os elementos que formam a sociedade, a construção cisheteronormativa da sociedade e a forte presença da masculinidade tóxica. A metodologia consistiu em uma revisão de literatura e levantamento de dados disponibilizados do dossiê da ANTRA (2020). Trata-se de uma pesquisa de cunho explicativo, apresentando uma abordagem qualitativa e uso do método histórico. Entre os principais resultados, destaca-se que ao considerar a forma que a sociedade está construída, sendo ela culturalmente machista, patriarcal, cisheteronormativa e ainda considerando o androcentrismo como um comportamento atemporal, observa-se que há a marginalização e eliminação de corpos TRANS nos espaços urbanos, sendo estes impedidos de experienciar seus direitos de cidadão, pois são vítimas da enraizada transfobia, sendo esse produto da cisheteronormatividade e da masculinidade tóxica.

Biografia do Autor

Frederico Oliveira Santos

Graduado em Geografia Bacharelado pela Universidade Estadual de Santa Cruz e Especialização em Planejamento de Cidades (em andamento) pela Universidade Estadual de Santa Cruz.

Gilsélia Lemos Moreira

Licenciada em Geografia, possui doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Professora adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz. Atua na área de Ensino de Geografia, Geografia Urbana e Planejamento Urbano e Regional.

Isabella dos Santos Silva

Graduada em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Mestra em Ensino e Relações Étnico-raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Vínculo institucional: professora substituta de História no Instituto Federal da Bahia (IFBA) Campus Valença.

Downloads

Publicado

29.07.2022

Como Citar

Santos, F. O., Moreira, G. L., & Silva, I. dos S. (2022). Corpos dissidentes na cisheteronormatividade: a relação dos corpos trans com os espaços urbanos. COR LGBTQIA+, 1(3), 171–193. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/555

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.