O controle de corpos e os estudos queer

a biopolítica como condicionadora do normativismo de identidade

Visualizações: 57

Autores

  • Vanderlei Barros Pinheiro Filho

Palavras-chave:

queer, LGBTQIA , biopolítica, corpos

Resumo

o objetivo é abordar a sexualidade enquanto meio de controle dos indivíduos. A pesquisa é de natureza básica com fins explicativos e abordagem qualitativa, tendo como método de análise o hipotéticodedutivo e de procedimento o método bibliográfico. Nesse estudo se pensou as faces da violência de uma forma institucionalizada frente ao discurso heteronormativo e religioso que permeia o Poder legislativo e os impede de dar cumprimento aos direitos fundamentais. É realizada uma análise de como a falta de leis não dão efetividade a isonomia e dignidade constitucionalmente garantidas a todas as pessoas partindo do pressuposto de igualdade formal e material.

Biografia do Autor

Vanderlei Barros Pinheiro Filho

Graduado em Direito pela Universidade Ceuma. Pós graduando em advocacia cível pela Fundação Escola do Ministério Público do Rio Grande do Sul (FMP). Advogado.

Downloads

Publicado

29.07.2022

Como Citar

Filho, V. B. P. (2022). O controle de corpos e os estudos queer: a biopolítica como condicionadora do normativismo de identidade. COR LGBTQIA+, 1(3), 249–264. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/550

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.