O discurso queer em abordagem indígena anticolonial

Visualizações: 99

Autores

  • Jeniffer Vitória de França Cabral
  • Yanna Maria Lima Leal de Alencar Pedroza
  • Priscila Ribeiro

Palavras-chave:

queer, decolonialidade, desobediência epistêmica

Resumo

o presente artigo visa salientar divergências dentro do prisma queer indígena, de forma a compreender acerca da dominação realizada nesses povos, no prisma da colonização, passada e ainda presente. Apresentando fontes de como se apresentaram os fatores da exploração física ao cultural, adentrando igualmente no contexto de suas sexualidades, identificando sob perspectiva dos direitos humanos e demonstrando sua classificação como classe violentada. De maneira a concluir quais problemas históricos ainda são tão presentes em nossa sociedade, de modo estrutural, seus elementos e questões que devem ser dialogadas juntamente com o movimento decolonial, político e social, refletindo na incidência de um problema dentro e fora das aldeias, sua aceitação e invisibilidade.

Biografia do Autor

Jeniffer Vitória de França Cabral

Graduanda em Direito pelo Centro Universitário Paraíso do Ceará (UNIFAP) e Integrante do Grupo de Estudos em Gênero, Geração e Direito.

Yanna Maria Lima Leal de Alencar Pedroza

Graduanda em Direito pelo Centro Universitário Paraíso do Ceará (UNIFAP) e Integrante do Grupo de Estudos em Gênero, Geração e Direito.

Priscila Ribeiro

Doutora em Ciências das Religiões (UFPB). Docente do Centro Universitário Paraíso (UNIFAP). Coordenadora do Grupo de Estudos em Gênero, Geração e Direito.

Downloads

Publicado

29.07.2022

Como Citar

Cabral, J. V. de F., Pedroza, Y. M. L. L. de A., & Ribeiro, P. (2022). O discurso queer em abordagem indígena anticolonial. COR LGBTQIA+, 1(3), 265–275. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/548

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)