EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO EM MATO GROSSO:

FOMENTO AO MOVIMENTO STEAM

Visualizações: 371

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.979

Palavras-chave:

Ensino Médio, Educação integral, Tempo integral, Movimento STEAM, Mato Grosso

Resumo

Este artigo apresenta práticas relacionadas ao movimento STEAM – Science (Ciência), Tecnology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Art (Arte) e Math (Matemática) – no contexto do Novo Ensino Médio na rede estadual de Mato Grosso. Analisa-se as possibilidades e desafios do movimento STEAM para o engajamento juvenil na educação integral em tempo integral. Por meio do levantamento bibliográfico, documental, aplicação de questionário e análise dos dados via ciclo de políticas, nota-se que se materializam inovações na prática, visando maior envolvimento dos jovens, embora seja preciso considerar a participação do setor privado intitulado sem fins lucrativos na sua operacionalização. A efeito deste artigo, os resultados encontrados apontam que: a maior parte dos sujeitos considera que ocorreram formações específicas na rede estadual sobre o Novo Ensino Médio; parte significativa dos gestores declarou conhecer o movimento STEAM, enquanto o dado dos docentes mostrou que, dos 13 sujeitos, 06 asseveram desconhecê-lo. A maioria identificou que a escola já desenvolveu ou desenvolve alguma ação, atividade ou projeto STEAM e, quanto ao formato, a maioria informou que isso ocorreu por meio de disciplinas eletivas, seguida de projeto interdisciplinar. Lança-se o repto a que se compreenda a sustentação da reforma do Ensino Médio em Mato Grosso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waleska Gonçalves de Lima, Universidade Federal de Mato Grosso

Aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT). Professora da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT).

Ana Lara Casagrande, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 

Cristiano Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Associado IV do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-doutorando na California State Polytechnic University - Pomona, em Computer Information System no College of Business Administration.

Referências

BACICH, Lilian; HOLANDA, Leandro. STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Porto Alegre: Penso, 2020.

BARBOSA, Karina Martins. Educação integral e Educação de tempo integral. Faculdade Sant’Ana Em Revista, Ponta Grossa, v.4, p.100-116, 2018. Disponível em: <https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/578>. Acesso em: 19 nov. 2023.

BOWE, Richard; BALL, Stephen; GOLD, Anne. Reforming Education & Changing Schools: case studies in policy sociology. Routledge Editora; v.10. 1992.

BIANCHESSI, Cleber. Cidades educadoras: conceitos e perspectivas. [Recurso online]. Curitiba: Contentus. 2020.

BRASIL. Presidência da República. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996a. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em 05 de jul. 2023.

BRASIL. Lei n° 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, 2017. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.773

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília, 2018.

BRASIL. Congresso Nacional. Projeto de Lei nº 5.230, de 26 de outubro de 2023. Define diretrizes para a política nacional de ensino médio. Brasília, 2023. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=2351731&filename=PL%205230/2023> Acesso em 01 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Edital de Convocação nº 03/2019: Processo de inscrição e avaliação de obras didáticas, literárias e recursos digitais para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-do-livro/consultas-editais/editais/edital-pnld-2021/EDITAL_PNLD_2021_CONSOLIDADO_13__RETIFICACAO_07.04.2021.pdf. Acesso em: 09 dez. 2022.

FERRETTI, Celso João. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos Avançados, 32 (93). 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ea/a/RKF694QXnBFGgJ78s8Pmp5x/?format=pdf&lang=pt> Acesso em 01 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180028

FREITAS, Patricia Lucia Vosgrau; MAINARDES, Jefferson. Políticas de Ampliação da Jornada Escolar (PAJE) no Brasil. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 8, e21924, p.1-15, 2023. Disponível em: <https://revistas2.uepg.br/index.php/retepe> Acesso em 23 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.8.21924.012

GARCIA, Berenice Rocha Zabbot; VOIGHT, Jane Mery Richter. O lugar das práticas curriculares diante do avanço da lógica privada sobre o setor público: o Emiti em Santa Catarina. Revista Espaço Pedagógico, v. 27, n. 1, Passo Fundo, p. 131-146, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/10578/114115126> Acesso em 20 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.5335/rep.v27i1.10578

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Barueri, São Paulo: Atlas, 7. ed. 2022.

ICE. Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Modelo Pedagógico: os eixos formativos - Ensino Médio. Recife. 5ª ed. 2021.

ICE. Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Concepção do Modelo de Gestão: Tecnologia de Gestão Educacional. Edição Novo Ensino Médio. Recife. 5ª ed. 2022.

ICE. Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Parceiros estratégicos.[site]. Disponível em;<https://icebrasil.org.br/parcerias/ >. Acesso em 15 nov. 2023.

KHINE, Myint Swe; AREEPATTAMANNIL, Shaljan. (Editors). STEAM Education Theory and Practice. Abu Dhabi, United Arab Emirates: Ed. Springer, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-04003-1

(omitir para avaliação anônima). Nome do artigo. Nome da Revista, v., n., 2023.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, 27(94), p. 47-69. 2006. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/NGFTXWNtTvxYtCQHCJFyhsJ/?lang=pt# > Acesso em 24 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000100003

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso: Ensino Médio. Cuiabá. 2021. Disponível em: <https://sites.google.com/view/novo-ensino-medio-mt/drcmt-em-documento-homologado?authuser=0>. Acesso em 15 nov. 2023.

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Projeto Pedagógico de Educação em Tempo Integral: 5ª edição. Coordenadoria do Ensino Médio. Cuiabá. 2023. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1IsoIl4GeoT5oeCdkNcz_5GPlVt0S2IeR/view?usp=drive_link>. Acesso em 19 nov. 2023.

(omitir para avaliação anônima), Nome do artigo. Nome da Revista, v., n., nov. 2022.

MEC. Ministério da Educação. Portaria 1.145, de 10 de outubro de 2016. Brasília, 2016. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2016-pdf/49121-port-1145-11out-pdf/file> Acesso em: 19 nov. 2023.

MINAYO. Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Maria Cecília de Souza Minayo (org.); Suely Ferreira Deslandes; Romeu Gomes (Série Manuais Acadêmicos). Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. ISBN: 9786557136072.

PALHARES, Isabela. Tribunal alerta Tarcísio para falta de medidas que garantam mais pobres no ensino integral. Folha de São Paulo, nov. 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2023/11/so-um-terco-dos-alunos-mais-vulneraveis-de-sp-estuda-em-tempo-integral.shtml?pwgt=kuf6l9r7yc99pgir15p7mdcnvl18qltr2k6wx92dtdgb9s76&utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwagift. Acesso em 18 nov. 2023.

PARENTE, Cláudia da Mota Darós. Políticas de Educação Integral em Tempo Integral à Luz da Análise do Ciclo da Política Pública. Seção Temática: A Educação Escolar em Perspectiva. Educ. & Real. 43 (2). 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edreal/a/GwR4qsVvThyBqcpQfCm3Qhm/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 18 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623661874

PARO, Vitor Henrique. Educação integral em tempo integral: uma concepção de educação para a modernidade. Educação integral em tempo integral. Estudos e experiências em processo. Tradução. Rio de Janeiro, RJ: FAPERJ, 2009. Disponível em: <https://www.vitorparo.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Educacao-integral-em-tempo-integral.pdf> Acesso em: 19 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7084

SAVIANI, Dermeval. A lei da educação – LDB: trajetória, limites e perspectivas. 13 ed. Campinas: Autores Associados. [Recurso online] 2020.

SAVIANI, Dermeval. PDE: Plano de desenvolvimento da educação. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 2022. E-book. Disponível em: <https://plataforma.bvirtual.com.br>. Acesso em 17 nov. 2023.

SEDUC. Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Professores participam de formação em Cuiabá. site de notícias. Cuiabá, 2017. Disponível em: <https://www3.seduc.mt.gov.br/-/professores-participam-de-formacao-em-cuiaba>. Acesso em 18 nov. 2017.

Downloads

Publicado

2024-06-14

Como Citar

Lima, W. G. de, Casagrande, A. L., & Maciel, C. (2024). EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO EM MATO GROSSO: : FOMENTO AO MOVIMENTO STEAM. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–20. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.979

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO INTEGRAL E CURRÍCULO: PRÁTICAS EXITOSAS E PERSPECTIVAS ATUAIS

Artigos Semelhantes

<< < 36 37 38 39 40 41 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.