A RELEVÂNCIA DA MEMÓRIA E IDENTIDADE NA FORMAÇÃO DO PERTENCIMENTO ESTUDANTIL NA MODERNIDADE LÍQUIDA

Visualizações: 567

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.840

Palavras-chave:

Memória, Identidade, Pertencimento, Alunos, Instituições de ensino

Resumo

Este artigo compõe uma tese de doutorado em desenvolvimento e tem como objetivo primordial a análise da importância da memória e identidade institucionais na formação do sentimento de pertencimento do aluno em uma instituição de ensino. A temática é abordada por meio de uma narrativa que intercala conceitos, experiências e várias vozes, contribuindo para um debate contextualizado e interdisciplinar. Assim, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, devido à subjetividade dos fenômenos examinados, concentrando-se numa extensa revisão de literatura, uma vez que a análise dos dados ainda não foi realizada até o momento. O estudo destaca os desafios que se apresentam no âmbito do processo de ensino-aprendizagem considerando as complexas interações das identidades na modernidade líquida, impulsionada pelo processo de globalização e avanço tecnológico. A abordagem sobre a temática da memória, identidade e pertencimento em suas diversas dimensões visa contribuir para o aprofundamento e o entendimento desses aspectos desafiadores, buscando medidas mais eficazes de lidar com a diversidade no contexto educacional. Por meio da exploração da temática, almeja-se não apenas enriquecer o conhecimento acadêmico, mas também contribuir para a construção de políticas públicas mais equitativas e inclusivas nas instituições de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabel Alves Macedo Mendes, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/ Portugal

Doutoranda do Programa de Pós-graduação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real/Portugal).

Armando Paulo Ferreira Loureiro, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/ Portugal

Professor Associado com Agregação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, investigador integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto (Orientador da Tese em andamento que deu origem ao artigo ora submetido). 

Referências

ALMEIDA, Felipe Quintão de; GOMES, Ivan Marcelo; BRACHT, Valter. Bauman & a Educação. Belo Horizonte, Autêntica 2009. E-book. (Coleção Pensadores &Educação).

BARBOSA, Marialva Carlos. História e Memória como Processo de Reflexão e Aprendizado. In: MARCHIORI, Marlene (org.). Memória e História. São Caetano do Sul, SP: Difusão, 2013. E-book.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução: Carlos Alberto Medeiros.1 ed. Zahar. 2005. E-book.

CANDAU, Joel. Memória e identidade. Tradução: Maria Leticia Ferreira. 1ed. 5ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2019.

CARVALHO, Mauro. A Construção das Identidades no Espaço Escolar. Revista Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v.20, n1, 2012, p. 209-227. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2161. Acesso em 30 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v20i1.2161.

CAVEJON, Thalissa. Educação Brasileira na Modernidade Líquida: A Desigualdade Social e os Impactos na Escola. In: Anais Eletrônicos do IV Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Desafios Contemporâneos das Sociedades Ibero-Americanas, v.4, 2021. Criciúma, Anais. Criciúma, 2021, p.28-35. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/congressoeducacao/article/view/6995/5906 .

Acesso em: 25 mar. 2023.

COSTA, Bruno Marcelo de Souza. A Escola como Espaço de Memórias e Formação de Identidade(s). Movendo Ideias. v. 18, n. 2, 2013, p. 22-26. Disponível em: http://revistas.unama.br/index.php/Movendo-Ideias/issue/view/59 . Acesso em: 22 abr. 2023.

COSTA, Clarice Nunes Ferreira; MONTEIRO, Alexandrina; MASCIA, Marcia Aparecida Amador. A. O jovem da modernidade líquida na escola da modernidade sólida: uma discussão sobre a individualização do sujeito. Horizontes, v. 29, n. 1, p. 121-131, 2011, p. 121-131. Disponível em: https://lyceumonline.usf.edu.br/webp/portalUSF/revistas/horizontes/V29-n1-2011/uploadAddress/revista_horizontes_vol29_num01_2011_artigo12%5B18958%5D.pdf . Acesso em: 30 de maio 2023.

DUVIGNAUD, Jean. Prefácio. In: A Memória Coletiva. Tradução de Laurent Léon Schaffter. São Paulo: Vértice, 1990 [1968]. s.p. E-book. Disponível em: https://elivros.love/livro/baixar-a-memoria-coletiva-maurice-halbwachs-epub-pdf-mobi-ou-ler-online . Acesso em: 24 fev. 2023.

GONÇALVES, Janice. Pierre Nora e o tempo presente: entre a memória e o patrimônio cultural. Historiæ, Rio Grande, v. 3 n. 3, (2012). Disponível em: https://periodicos.furg.br/hist/article/view/3260 . Acesso em: 03 jun 2023.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Tradução de Laurent Léon Schaffter. São Paulo: Vértice, 1990 [1968]. E-book (173 p.). ISBN 85-7115-038-9. Disponível em: https://elivros.love/livro/baixar-a-memoria-coletiva-maurice-halbwachs-epub-pdf-mobi-ou-ler-online . Acesso em: 24 fev. 2023.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva; Guaracira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2006.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução de Bernardo Leitão, et al. Campinas, SP: UNICAMP, 1990, (Coleção Repertórios). E-book. https://drive.google.com/file/d/1PdVbB-kp33Ct4eehnNWz-CJrCsfpTZIp/view . Acesso em: 30 jul. 2022.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: a Problemática dos Lugares. Tradução: Yara Aun Khoury. In: Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, São Paulo, v. 10, p. 7-28, junho1993. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/issue/view/851 . Acesso em: 20 abr. 2023.

POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, 1989, p. 3-15. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/issue/view/276 . Acesso em: 2 maio 2023.

POLLAK, Michael. Memória e Identidade social. Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p. 200-215. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/issue/view/276 . Acesso em: 2 maio 2023.

PORCHEDDU, Alba. Zygmunt Bauman: Entrevista sobre a Educação. Desafios Pedagógicos e Modernidade Líquida. Tradução: Neide Luzia de Rezende e Marcello Bulgarelli. Cadernos de Pesquisa, v.39, n.137, p.661-684, maio/ago. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/i/2009.v39n137/ . Acesso em: 18 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742009000200016

SANTOS, Juliana Cardoso dos; VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Memória institucional e memória organizacional: faces de uma mesma moeda. Perspectivas em Ciência da Informação. V.26, número 3, p. 208-235, set/2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/36235 . Acesso em: 06 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/4315

RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. Histórias e Memórias: Elementos Constitutivos da Expressão e da Compreensão de Culturas nas Organizações. In: MARCHIORI, Marlene (org.). Memória e História. São Caetano do Sul, SP: Difusão, 2013. E-book.

VEIGA NETO, Alfredo. Crise da modernidade e inovações curriculares: da disciplina para o controle. Revista de Ciências da Educação. N 7, p. 141-149. set/dez 2008. Disponível em: https://madmunifacs.files.wordpress.com/2016/04/veiga-neto-modernidade-e-curriculos.pdf . Acesso em: 15 maio 2023.

Downloads

Publicado

2024-02-25

Como Citar

Mendes, I. A. M., & Loureiro, A. P. F. (2024). A RELEVÂNCIA DA MEMÓRIA E IDENTIDADE NA FORMAÇÃO DO PERTENCIMENTO ESTUDANTIL NA MODERNIDADE LÍQUIDA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–22. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.840