GRUPOS ESCOLARES NO RIO GRANDE DO SUL DURANTE O SÉCULO XX: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Visualizações: 308

Autores

Palavras-chave:

Grupos Escolares; Rio Grande Do Sul; Revisão Bibliográfica

Resumo

O estudo de grupos escolares no Brasil é um tema que entrou em pauta a pouco tempo em pesquisas acadêmicas, ao se aprofundar nesta temática, principalmente acerca de grupos escolares de comunidades de um estado como o Rio Grande do Sul é possível compreender e situar a realidade social de um recorte temporal e local a partir destas instituições escolares.O objetivo deste estudo é fazer uma análise sistemática em textos acerca das publicações no espaço temporal de 2018-2021 no país, em diferentes espaços acadêmicos como por exemplo a biblioteca da CAPES, na plataforma SciELO, em teses e dissertações, trabalhos de grande relevo acadêmico e em revistas da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação e publicações realizadas referentes ao Congresso Brasileiro de História da Educação.A partir da pesquisa em banco de dados pode-se constatar que pesquisas de grupos escolares ainda são bastante escassas quando tratadas dentro do estado do Rio Grande do Sul, termos de pesquisa como escola/escolares produzem mais resultados, dentro dos trabalhos de grupos escolares será visto uma grande variedade de cidades e regiões, espaços temporais e contextos sociais abrangidos pelos pesquisadores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Weslei Vivan, Universidade de Caxias do Sul

Mestrando em Educação pela Universidade de Caxias do Sul(UCS), Brasil.

José Edimar de Souza, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Educação pela UNISINOS. Professor e pesquisador dos Programas de Pós-graduação em Educação e em História da Universidade de Caxias do Sul – UCS, Brasil.

Referências

CHARTIER, Roger; CULTURAL, A. História. entre práticas e representações Tradução de Maria Manuela Galhardo. Algés, Portugal: Difel Difusão, 1988.

SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização. A implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo ( 1890-1910). São Paulo: UNESP, 1998.

PERES, Eliane Teresinha. Aprendendo formas de pensar, de sentir e de agir: a escola como oficina da vida - discursos pedagógicos e práticas escolares da escola pública primária gaúcha (1909-1959). Belo Horizonte: UFMG, 2000. 493f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais.

PILETTI, Fernanda. Memórias de escolarização no meio rural de Farroupilha: o grupo escolar Jansen (1937-1958). 2019.

FERNANDES, Cassiane Curtarelli. História dos grupos escolares em Garibaldi e Farroupilha: matizes de práticas pedagógicas e escolares (Rio Grande do Sul, 1926-1949). 2022.

SANTOS, Deise da Silva. Memórias e práticas do ensino de música no Grupo Escolar Farroupilha/RS (1938-1945). 2019.

PINHEIRO, Rafael de Souza. Processos de escolarização em Flores da Cunha/RS: o grupo escolar Frei Caneca (1925-1940). 2021.

ABREU, Elise Testolin de. O jardim de infância do Grupo Escolar Henrique Emílio Meyer de Caxias do Sul-RS (1946-1956). 2021.

Souza, Rosa Fátima de. “A contribuição dos estudos sobre grupos escolares para a historiografia da educação brasileira: reflexões para debate”. Revista Brasileira de História da Educação, vol. 19, 2019, p. 1–24. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e063.

BETÂNIA DE OLIVEIRA LATERZA RIBEIRO., M. B. ORIGENS DO GRUPO ESCOLAR E A MODERNIZAÇÃO (EDUCACIONAL) NO BRASIL. Intercursos Revista Científica, [S. l.], v. 19, n. 1, 2020. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/5232. Acesso em: 7 maio. 2022.

Downloads

Publicado

2022-10-21

Como Citar

Vivan, W., & de Souza, J. E. . (2022). GRUPOS ESCOLARES NO RIO GRANDE DO SUL DURANTE O SÉCULO XX: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 4(2), 28–36. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/349