PROJETOS EDUCATIVOS SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL DO VALE DO RIBEIRA A PARTIR DO NOVO CURRÍCULO PAULISTA

Visualizações: 68

Autores

  • Jorge Eschriqui Vieira Pinto Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural, Currículo, Ensino, Projetos

Resumo

Este artigo analisa o processo de ensino sobre o patrimônio cultural do Vale do Ribeira por meio da metodologia de projetos educativos nas aulas de História das escolas da região a partir das orientações do novo currículo paulista para o ensino fundamental. Neste trabalho são apresentados diversos aspectos do patrimônio cultural do Vale Ribeira e um cenário de desconhecimento por parte de uma considerável parcela dos estudantes da região desta riqueza cultural, o que desperta atitudes de desvalorização e preconceito por parte deles com relação à cultura de grupos locais como os indígenas, caiçaras e quilombolas. Visando modificar tais fatores negativos presentes na formação dos estudantes, o novo Currículo Paulista de 2019 propõe o estudo das manifestações culturais locais como fator essencial para a construção da identidade individual e regional, o
despertar do sentimento de empatia e a valorização da pluralidade cultural por parte dos estudantes. Ademais, esse documento educacional orienta o estudo das diversas manifestações culturais locais na disciplina de História a partir da elaboração de projetos educativos como uma prática pedagógica importante para a aprendizagem significativa do conhecimento histórico, o desenvolvimento da autonomia intelectual dos alunos e a análise crítica e compreensão das especificidades e identidades dos grupos étnicos e sociais que constituem a cultura das diversas regiões do Estado de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Eschriqui Vieira Pinto, Universidade Federal do Pampa

Universidade Federal do Pampa

Referências

BACIC, Maria C; VIDAL, Eduardo P. Fauna e flora do Vale do Ribeira: percepções dos alunos do ensino médio de uma escola pública estadual de Jacupiranga/SP. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 6., 2018, Ponta Grossa. Anais do Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa, UTFPR, 2018, p. 1-10.

BITTENCOURT. C. Ensino de História: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008, 327 p.

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 03 de julho de 2020.

_______. Base Nacional Comum Curricular: a educação é a base. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 02 de julho de 2020.

DIEGUES, A. C. Diversidade biológica e cultural no Complexo Estuarino Lagunar de IguapeCananeia-Paranaguá. FFLCH USP/NUPAUB, São Paulo, 2007, p. 1-17. Disponível em: <http://nupaub.fflch.usp.br/textos>. Acesso em: 10 de julho de 2020.

ELLIOTT, J. A docência como aprendizagem. In: CARBONELL, J. S. (Org.). Pedagogias do século XX. Porto Alegre: ARTMED, 2003, p. 146-148.

FERNANDES, J. R. O. Educação patrimonial e cidadania: uma proposta alternativa para o ensino de História. Revista Brasileira de História, São Paulo, v.13, n. 25/26, p. 265-276, set. 1992/ ago. 1993.

____________. Ensino de História e diversidade cultural: desafios e possibilidades. Caderno Cedes, Campinas, v. 25, n. 67, p. 378-388, set./dez. 2005.

FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. 12 ed. Campinas: Papirus, 2011, 255 p.

MENEGOLLA, Maximiliano; SANT´ANNA, Ilza M. Por que planejar? Como planejar? Rio de Janeiro: Vozes, 1993, 160 p.

MOURA, Dácio G; BARBOSA, Eduardo F. Trabalhando com Projetos – Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais. Petrópolis: Vozes, 2006, 296 p.

ORIÁ, R. Memória e ensino de História. In: BITTENCOURT, C. (Org.). O saber histórico na sala de aula. 11 ed. São Paulo: Contexto, 2006, p. 128-148.

SÃO PAULO. Currículo Paulista. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2019. Disponível em:

<http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf>. Acesso em: 1º de julho de 2020.

SANTOS, Michele B; ROYER, Márcia R; DEMIZU, Fabiana S. B. Metodologia de ensino por projetos: levando a prática para o ensino de ciências. In: Congresso Nacional de Educação, 13., 2017, Curitiba. Anais do Congresso Nacional de Educação. Curitiba, PUC- PR, 2017, p. 14054-14069. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23884_11929.pdf>. Acesso em: 5 de julho de 2020.

VEIGA-NETO, A. Cultura, culturas e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, p. 5-15, mai./ago. 2003.

Downloads

Publicado

2021-06-16

Como Citar

Pinto, J. E. V. (2021). PROJETOS EDUCATIVOS SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL DO VALE DO RIBEIRA A PARTIR DO NOVO CURRÍCULO PAULISTA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(5). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/33