UM FUTURO COMUM: COVID-19, SUSTENTABLIDADE E APRENDIZAGENS

Visualizações: 68

Autores

  • Maclovia Corrêa da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Gilmar Jose Hellmann Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Covid-19, aprendizagens, sustentabilidade

Resumo

O ano de 2020 foi marcado pela disseminação do vírus Sars-CoV-2 pelo Planeta. A doença, somada à outras moléstias, pode se desdobrar em enfermidades diversas. Este artigo trata de aprendizagens da sociedade provindas da pandemia da doença Covid-19 sob o olhar de parâmetros da sustentabilidade. O objetivo deste texto é apresentar aspectos relacionais de aprendizagens, sustentabilidade e Covid-19, os quais estão sintonizados com as ideias de futuro comum e de satisfação de necessidades das gerações presentes e futuras. Predomina a análise qualitativa das relações humanas e da sustentabilidade nos aspectos ambientais e socioeconômicos durante o fenômeno pandêmico. Ressalta-se a contribuição das ciências sociais aplicadas, ciências humanas e outras áreas do conhecimento para a contextualização do evento e dos portadores de doenças. O texto tem três partes: nosso futuro comum; a sustentabilidade e a doença; aprendizagens sociais para a presente e as futuras gerações. Se pudermos inferir sobre as certezas e incertezas nas consequências e nas mediações do fenômeno, será possível identificar aprendizagens, viabilidades globais, nacionais, regionais e locais a serem compiladas, organizadas e socializadas para futuras pandemias. Conclui-se que o fenômeno é um marco de processos de ensino e aprendizagem de comunidades em relação ao futuro comum e à sustentabilidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maclovia Corrêa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Aluno do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Gilmar Jose Hellmann, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorando do Programa de pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Referências

ABAD, Michelle. DSWD para LGUs: Distribua subsídio de emergência primeiro, validação posterior. 16 abr. 2020. Disponível em: https://www.rappler.com/nation/dswd-says-distribute-emergency-cash-aid-first-validation-later. Acesso em: 30 ago. 2021.

BARROCAL, André. Concentração de renda mostra “brasilianização do mundo”. Carta Capital, Economia. 26 de janeiro de 2020. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/economia/concentracao-de-renda-mostra-brasilianizacao-do-mundo/. Acesso em: 30 ago. 2021.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. Ciclo de palestras e debates para a Rio+20 em busca de uma economia sustentável Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável 0 Rio+20. Brasília, 2012.

CAMOLEZ, Edino. As principais pandemias de gripe dos últimos séculos. Qualittas. Artigos, 2 de abril de 2020. Disponível em: https://www.qualittas.com.br/blog/index.php/as-principais-pandemias-de-gripe-dos-ultimos-seculos/. Acesso em: 30 ago. 2021.

DE MASI, Domenico. Coronavírus anuncia revolução no modo de vida que conhecemos. Domenico De Masi relata drama na Itália. 22 mar 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2020/03/coronavirus-anuncia-revolucao-no-modo-de-vida-que-conhecemos.shtml. Acesso em: 30 ago. 2021.

FONSECA, Rodrigo; SERAPHIM, Milena. A tecnologia social e seus arranjos institucionais. In: DAGNINO, R. (org.). Tecnologia social: ferramenta para construir outra sociedade. 2. ed. rev. e ampl. Campinas: Komedi, p. 139-153. 2009. Acesso em: 30 ago. 2021.

GOUVERNEMANT DU CANADA. Subvention salariale d'urgence du Canada. Disponível em: https://www.canada.ca/fr/agence-revenu/services/subvention/subvention-salariale-urgence.html. Acesso em: 30 ago. 2021.

IAQUINTO, Beatriz Oliveira. A sustentabilidade e suas dimensões. Revista da ESMESC, v. 25, n. 31, p. 157-178, 2018. Disponível em: https://revista.esmesc.org.br/re/article/view/187. Acesso em: 28 ago. 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). PNAD Contínua - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Séries Históricas. 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/9173-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-trimestral.html?=&t=series-historicas&utm_source=landing&utm_medium=explica&utm_campaign=desemprego. Acesso em: 30 ago. 2021.

INTERNATIONAL LABOUR ORGANIZATION (ILO). COVID-19 and the world of work. Seventh edition. Updated estimates and analysis. 25 January 2021. https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/@dgreports/@dcomm/documents/briefingnote/wcms_767028.pdf. Acesso em: 30 ago. 2021.

JUNIOR, João Ribeiro. Fenomenologia. São Paulo: Pancast, 1991.

LE BAILEY, David; COURAGE, Sylvain. Edgar Morin: A mundialização é uma interdependência sem solidariedade. Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz. Disponível em: https://cee.fiocruz.br/?q=node/1171. Acesso em: 30 ago. 2021.

MARTINS, Heloisa Helena T. de Souza. Metodologia qualitativa de pesquisa. Universidade de São Paulo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, maio-ago., p. 289-300. 2004.

MEADOWS, Donella H.; MEADOWS, Dennis L.; RANDERS, Jorgen; BEHRENS, William W. The limits to growth; a Report for the Club of Rome's Project on the Predicament of Mankind. New York: Universe Books, 1972. Disponível em: http://www.donellameadows.org/wp-content/userfiles/Limits-to-Growth-digital-scan-version.pdf. Acesso em: 27 ago, 2021.

MENDENHALL, Emily. Syndemics: a new path for global health research. www.thelancet.com, v. 389, March 4, p. 889-891. 2017.

MOREIRA, Paulo. Comércio eletrônico: antes e depois da pandemia do coronavírus. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/comercio-eletronico-antes-e-depois-da-pandemia-do-coronavirus/ . Acesso em: 30 ago. 2021.

NAÇÕE UNIDAS. ONU prevê que cidades abriguem 70% da população mundial até 2050. Clima e Meio Ambiente. 19 fevereiro 2019. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2019/02/1660701. Acesso em: 30 ago. 2021.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. OMS declara emergência de saúde pública de importância internacional por surto de novo coronavírus. Brasília, 30 de janeiro de 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/news/30-1-2020-who-declares-public-health-emergency-novel-coronavirus. Acesso em: 28 ago. 2021.

PEROZA, Juliano. Provocações antecipatórias ou a esperança como inédito viável: a contribuição do pensamento utópica de Paulo Freire para a formação de professores. 295 f. Tese. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. (PUCPR). Programa de Pós-Graduação em Educação. Escola de Educação e Humanidades. Curitiba, 2014.

RAFFAELLI, Rafael. Solaris: Conhecimento e autoconhecimento. Universidade Federal de Santa Catarina. Psicologia USP, v. 15, n. 3, p. 213-23, 2004.

SACHS, Ignacy. A terceira margem, em busca do ecodesenvolvimento. São Paulo: Cia das Letras, 2009.

SANTOS, Boaventura de Souza. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estudos. Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), 79, p. 71-94. 2007.

SILVA, Antônio Sergio; SOUZA, José Gilberto de; LEAL, Antônio Cezar. A sustentabilidade e suas dimensões como fundamento da qualidade de vida. GeoAtos. Revista Geografia em Atos. Departamento de Geografia da FCT/UNESP. Presidente Prudente, v.1, n. 12, jan.-jun., p. 22-42, 2012.

SOUSA, Janara. As sete Teses equivocadas sobre conhecimento científico: reflexões epistemológicas. Ciências & Cognição. v. 8, p. 143-152, 2006.

TRADING ECONOMICS. United States Unemployment Rate. 2021. Disponível em: https://tradingeconomics.com/united-states/unemployment-rate. Acesso em: 30 ago. 2021.

UNITED NATIONS. Shared responsibility, global solidarity: responding to the socio-economic impacts of Covid-19. March 2020. Disponível em: https://en.unesco.org/inclusivepolicylab/sites/default/files/publication/document/2020/4/sg_report_socio-economic_impact_of_covid19.pdf. Acesso em: 30 ago. 2021.

Downloads

Publicado

2022-08-18

Como Citar

Corrêa da Silva, M. ., & Hellmann, G. J. (2022). UM FUTURO COMUM: COVID-19, SUSTENTABLIDADE E APRENDIZAGENS . Revista De Estudos Interdisciplinares , 4(1), 39–53. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/197

Edição

Seção

DOSSIÊ: PANDEMIA E SEUS IMPACTOS

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.