O COMPONENTE FÍSICO-NATURAL CLIMA NA GEOGRAFIA ESCOLAR

PERSPECTIVAS, SIGNIFICAÇÕES E ALTERNATIVAS PRÁTICAS

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Autores

  • Ivamauro Ailton de Sousa Silva Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0002-6245-7204
  • Raul Carneiro Gomes Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo do Amarante, Ceará
  • Karinne Wendy Santos de Menezes Instituto Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-6270-6469
  • Lucimar Marques da Costa Garção Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1307

Palavras-chave:

Geografia, Práticas Escolares, Metodologias de Ensino, Ensino

Resumo

Esse trabalho apresenta abordagens sobre os principais conceitos da Climatologia inseridos nos livros didáticos de Geografia. A pesquisa ainda destaca propostas metodológicas que podem ser empregadas no ambiente escolar, contribuindo nos processos de ensino e de aprendizagem. Para o desenvolvimento deste, empregou-se abordagem qualitativa-quantitativa e revisão bibliográfica sobre o tema, na qual foram extraídos conceitos norteadores em obras de referência acadêmica. À sequência, aplicou-se questionários do tipo semiestruturado a alunos e a professores, que possibilitaram a organização e a tabulação de importantes dados e a elaboração de gráficos. Os resultados da pesquisa enfatizam os seguintes aspectos: a) o ensino específico dos conteúdos de clima se organizam e estão inseridos na Geografia, para que haja interação com temáticas, relacionadas às paisagens naturais; b) a introdução de metodologias diferenciadas possibilita a construção do conhecimento; c) o desenvolvimento de propostas didáticas pode auxiliar o professor nas aulas de geografia, como experiências complementares na compreensão da Climatologia, no contexto da intercambiada relação natureza-sociedade.

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Biografia do Autor

Ivamauro Ailton de Sousa Silva, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás e doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor da Universidade Federal do Pará - Campus Cametá.

Raul Carneiro Gomes, Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo do Amarante, Ceará

Graduado e Doutor em Geografia pela UFC; Professor da Rede Municipal de Educação de São Gonçalo do Amarante, Ceará.

Karinne Wendy Santos de Menezes, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Geografia pela UECE e Doutora em Geografia pela UFRGS. Professora do IFRS.

Lucimar Marques da Costa Garção, Universidade Estadual de Goiás

Professora da Universidade Estadual de Goiás.

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Publicado

2024-09-11

Como Citar

Silva, I. A. de S., Gomes, R. C., Menezes, K. W. S. de, & Garção, L. M. da C. (2024). O COMPONENTE FÍSICO-NATURAL CLIMA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: PERSPECTIVAS, SIGNIFICAÇÕES E ALTERNATIVAS PRÁTICAS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–21. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1307

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