INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO INTEGRADO NA REGIÃO TAPAJÔNICA NA AMAZÔNIA PARAENSE

ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO IFPA

Visualizações: 96

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1086

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Currículo integrado, Educação Profissional, Ensino Médio integrado

Resumo

Este estudo teve como objetivo realizar uma análise do currículo integrado da Região do Tapajós, configurado pelo projeto pedagógico do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Itaituba. A reflexão se detém sobre como, historicamente, a Educação profissional esteve assentada em uma perspectiva assistencialista e dualista, que se dividia no ensino propedêutico e na formação técnica. Com efeito, o currículo tem-se apresentado de forma linear, disciplinar e fragmentada. Não obstante, o Ensino Médio Integrado (EMI) e o currículo integrado, atrelado aos pressupostos da formação humana integral, instituem a interdisciplinaridade como princípio educativo e possibilidade para superar as dicotomias e o viés separatista. Desse modo, o artigo resulta de uma análise crítica documental, baseada na metodologia de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontam que a interdisciplinaridade se apresenta como mero recurso metodológico e está direcionada à práxis de disciplinas e conteúdos apenas da formação técnica. Tal realidade evidencia dissonância entre a proposta interdisciplinar e a formação humana integral, pois ela não consegue abarcar a multidimensionalidade de saberes. Distanciando-se da materialização da Educação Profissional em uma perspectiva integrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suellen Ferreira Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado do Pará

Mestra em Currículo e Gestão da Escola Básica-Universidade Federal do Pará- UFPA.  Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado do Pará- IFPA

Fabiana Sena da Silva , Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC/PA.

Mestra em Currículo e Gestão da Escola Básica - Universidade Federal do Pará (UFPA) e Especialista em Educação da Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC/PA

Marcio Antonio Raiol dos Santos, Universidade Federal do Pará

Dr. em Educação. Professor Titular da Universidade Federal do Pará. Docente do Núcleo de Estudos Transdisciplinares da Educação Básica - NEB UFPA e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - UFPA

Referências

ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima et al. A Educação Profissional no Pará. Belém: EDUFPA, 2007.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Lei n° 5.692 de agosto de 1971. Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1971.

BRASIL. Lei n° 7.044, de 18 de outubro de 1982. Altera dispositivos da Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, referentes à profissionalização do ensino de 2º grau. Brasília, DF: Presidência da República, 1982.

BRASIL. Decreto n° 5.154, de 23 de julho de 2004. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2004.

BRASIL. Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Brasília, DF: Presidência da República, 2007.

BRASIL. Lei n°11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da Educação Profissional. Brasília, DF: Presidência da República, 2008.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2006.

FAZENDA, Ivani. Dicionário em construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Edições Loyola. 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a. pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas Ciências sociais. In: JANTSCH, Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio (Org.). Interdisciplinaridade para além da filosofia do sujeito. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. p.25-50.

FRIGOTTO, Gaudencio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.). O Ensino Médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p.57-79.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA. Maria. Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educação e Sociedade, v. 24, n. 82, p. 93-130, abr. 2003.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA. Maria. A gênese do decreto n. 5.154/2004: Um debate no contexto controverso da democracia restrita. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.). O Ensino Médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 21-56.

GOMES. Luana Carolina da Silva. A Educação Física como componente curricular no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Pará campus Belém. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Regiões de Integração do Tapajós. Pará. Base cartográfica. Escala 1:3.600.000. Rio de Janeiro: IBGE, 2021.

INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ. Instituto Federal do Pará - Campus Itaituba. Projeto Pedagógico. [S.l.]. Itaituba, 2019a. Disponível em: https://itaituba.ifpa.edu.br/p-ensino/itemlist/tag/departamento%20de%20ensino. Acesso em: 20 dez. 2023.

INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ. Instituto Federal do Pará - Campus Itaituba. Projeto Pedagógico do curso de nível médio em Agroecologia [Forma: integrada ao Ensino Médio, campus Itaituba]. [S.l.]. Itaituba, 2019b. Disponível em: https://itaituba.ifpa.edu.br/p-ensino/itemlist/tag/ensino Acesso em: 28 abr. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ. Instituto Federal do Pará - Campus Itaituba. Projeto Pedagógico do curso de nível médio em Edificações [Forma: integrada ao Ensino Médio, campus Itaituba]. [S.l.]. Itaituba, 2019c. Disponível em: https://itaituba.ifpa.edu.br/p-ensino/itemlist/tag/ensino Acesso em: 28 abril.2022.

INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ. Instituto Federal do Pará - Campus Itaituba. Projeto Pedagógico do curso de nível médio em Informática [Forma: integrada ao Ensino Médio, campus Itaituba]. Itaituba, 2019d. Disponível em: https://itaituba.ifpa.edu.br/p-ensino/itemlist/tag/ensino Acesso em: 28 abril 2022.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Currículos: debates contemporâneos. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

MORAES, Francisco de; KULLER, José Antonio. Currículos integrados no ensino médio e na educação profissional: desafios, experiências e propostas. São Paulo: Editora Senac, 2016.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2011.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015

RAMOS, Marise Nogueira. O projeto unitário de Ensino Médio sob os princípios do trabalho, da ciência e da cultura. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (Org.). Ensino médio: ciência, cultura e trabalho. Brasília: MEC/SEMTEC, 2004. p. 37-52.

RAMOS, Marise Nogueira. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.). O ensino médio integrado. Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 83-105

SALGADO, Priscila Aparecida Dias. Escola, Currículo e Interdisciplinaridade: um estudo básico. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação e Desenvolvimento Humano) – Universidade de Taubaté, São Paulo, 2017.

SALVADOR, Cristina Maria. Interdisciplinaridade no Ensino Fundamental. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Interdisciplinaridade na formação de professores: da teoria à prática. Canoas: Ed. ULBRA, 2006. p. 113-124.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul, 1998.

SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETTI, Celso João et al. (Org.). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 152-165

SEVERINO, Antônio Joaquim. O conhecimento pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Didática e Interdisciplinaridade. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 31-44

SILVA, Tomaz Tadeu. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Downloads

Publicado

2024-06-14

Como Citar

Barbosa, S. F., da Silva, F. S., & Santos, M. A. R. dos. (2024). INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO INTEGRADO NA REGIÃO TAPAJÔNICA NA AMAZÔNIA PARAENSE: ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO IFPA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–22. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1086

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO INTEGRAL E CURRÍCULO: PRÁTICAS EXITOSAS E PERSPECTIVAS ATUAIS

Artigos Semelhantes

<< < 35 36 37 38 39 40 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.